Existe uma pergunta que me povoa a mente mais vezes do que gostaria. Provavelmente não interessa a ninguém, sei que poderá não ser tão importante como tudo o resto, mas é de facto algo que me faz pensar:
Afinal, como é que os consumidores vêem os Marketers?
Eu refiro-me a todos os Marketers enquanto pessoas, seres humanos sensíveis ao meio em que estão inseridos. Tentei comparar-nos com algumas personagens históricas e encontrei uma que, de uma maneira ou de outra, acaba por se encaixar no perfil…
Deus (!):
Ele é o Todo-Poderoso. Diz-se que vê tudo, está em todo o lado, inclusive na cabeça das pessoas (aqui cito o “9º mandamento - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos”). É adorado um pouco (muito) por todo o mundo e todos sabem que existe, sendo-lhe imensas vezes solicitado pedidos de milagres e a satisfação de desejos impossíveis.
Comparando com os Marketers:
Não somos todo-poderosos, mas o Marketing está a ganhar cada vez mais terreno no domínio do mundo (ou domina já?).
Não estamos em todo o lado (fisicamente), mas arranjamos maneira de estar, nem que seja por outros meios. Fazemos tudo e mais alguma coisa para entrar na cabeça dos consumidores. Não somos adorados, muito pelo contrário, segundo me consta…
Toda a gente sabe que existimos mas fazem os possíveis para nos ignorar. E quanto aos milagres (vou ser excomungada, hehe),
we are even better than God! (Vou direitinha para o inferno, tal e qual os “
Dois Idiotas”).
.
Ora reparem: antes de os consumidores saberem que desejam algo, às vezes já nós sabemos por antecipação! Depois basta comunicar-lhes esse facto e dar-lhes tudo o que querem… Depois ainda nos chamam mafiosos…
Como diriam os Beatles: “We are bigger than Jesus!”
(Tão quentinho que aqui se está…!)
.
Um interessante contributo da marketer
Miss D, que a esta hora deve estar na companhia dos dois idiotas... ;))