31 outubro 2007

O Halloween e o Marketing!

Actualmente, o Hallowen é um mercado!
.
“Halloween is the third largest party occasion, after New Year's and the Super Bowl.”
.
O marketing do Halloween começou a mudar em direcção aos adultos na década de 1970. Em 1980, um quarto dos adultos com idades de 18 a 40 usavam roupas e adereços, em 1986 foi cerca de 60%. Hoje, o número é 66%...
.
.
Mas nem sempre foi assim...
.
Etimologicamente Halloween vem do termo All Hallow's Eve, Véspera ou Dia de Todos os Santos. As raízes da festa actual remontam ao século 7º ou 6º a.C., quando os celtas, justamente no dia 31 de outubro, celebravam o Samhain, a mudança do ano (no 5o. Século Antes de Cristo, na Irlanda Céltica, o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro). Samhain era o Deus da Morte. Para os druidas, 31 de outubro era a noite em que Samhain voltava com os espíritos dos mortos. Eles precisavam ser apaziguados ou agradados; caso contrário, os vivos seriam ludibriados. Acendiam-se enormes fogueiras nos topos das colinas para afugentar os espíritos maus e aplacar os poderes sobrenaturais que controlavam os processos da natureza. Recentemente alguns imigrantes europeus, de um modo especial os irlandeses, introduziram o Halloween nos Estados Unidos.


A Abóbora-lanterna, (em inglês Jack-o-lantern) tem origem no folclore irlandês.
.
Reza a lenda que um homem chamado Jack, que era um notório beberrão e trapaceiro, fez um trato com o Diabo que estava em cima de uma árvore. Jack esculpiu a imagem de uma cruz no tronco da árvore, como uma armadilha para prender o Diabo em cima da árvore. Jack fez então um acordo com o Diabo: se ele nunca o tentasse ou atormentasse, Jack apagaria a cruz e o deixaria descer da árvore. De acordo com o conto, depois que Jack morreu, sua entrada no céu foi negada por causa do seu trato com o Diabo. Todavia no inferno o diabo temendo suas brincadeiras não o quis, então o diabo, que tinha virado seu amigo, deu uma vela para iluminar seus caminhos. Jack então ficou com a vela, sendo única , teria que durar a eternidade de para que ela nunca apagasse, ele a colocou dentro de um nabo. O nabo foi esculpido para ficar oco e com buracos para dar passagem a claridade emitida pela luz da vela.
.
Originalmente os irlandeses usaram nabos para fazerem suas Lanternas de Jack. Porém, quando os imigrantes chegaram aos Estados Unidos, eles encontraram as abóboras, muito mais adequadas do que os nabos e, até hoje, é o símbolo mais marcante do evento!

Sem comentários: