06 outubro 2007

Abrir as Hostilidades

O que é Marketing?

Resposta chavão, Marketing é puro bom senso ... mas quando não há bom senso???

O Marketing é um grande poder, que pode ser usado com bom senso, mas quando encontra más companhias, o resultado pode ser desastroso para a sociedade.

O Alexius trouxe e bem a famosa campanha da Absolut. Os famosos cartazes da Absolut são uma criação da agência TBWA de aproximadamente 1980, com mais de 1500 anúncios, é uma das campanhas mais amadas do mundo, mas, não deixa de ser um branqueamento do consumo de álcool.

Este é o meu ponto de partida para a discussão, acho que o Marketing é uma ciência com uma luta pessoal, como a de Luke Skywalker. Como acabará? Não sei, vocês sabem???

Deixo-vos a primeira peça publicitária, desta campanha de sucesso, que transborda qualidade, mas faz-me recordar a história do lobo com pele de cordeiro ...
.
.

3 comentários:

Dona Betã disse...

Tenho uma razoável coçecção de anúncios da Absolut. Penso que já deve haver poucos artistas gráficos no mundo que não tenham já dado um ideia para aquela garrafinha tão modesta. Genial.

Gostei deste novo visual. No branco é mais fácil a leitura e as fotos ficam sempre bem. Boa escolha.

Penso que ainda estás na ilha + a Sea. Dá-lhe uma bjka.

Mudei-me para um Zoo. Cansei-me de tanta sabedoria. Ao menos no Zoo dou largas à minhas fantasias e não tenho que andar a postar arte, mais arte, mais poemas, mais isto, mais aquilo, Agora é o que me apetece e dá na gana. Desde as fotos mais bizarras até aos assuntos que eu acho bizarros. Vai lá ver.

Um abraço

isabel mendes ferreira disse...

Marketing é a Arte de nos fazer desejar o que não sabíamos que desejávamos.


ou, de nos fazer acreditar, que sem esse desejo satisfeito não somos.


ou

ou....

pura e simplesmente a técnica pura e dura (pura e doce, às vezes) que nos empurra para o outro lado. do insuspeitável.


_______________beijo.

Anónimo disse...

MarKeting é uma ciência(embora ainda haja quem suspeite)e como em qualquer tradicional ciência o homem nao é capaz de regredir, de encontrar o ponto final ou de esquecer aquilo que está feito para trás. O marketing tem subjacentes certos perigos, que se potenciam com a falta de literacia, de formação e com as já sabidas existentes assimetrias de informação. Quanto a mim, encaro com muita pena, algumas mudanças que o Mau Marketing promove, como o aumento da desconfiança e a perda da simplicidade, ou melhor, de uma certa ingenuidade que caracteriza algumas populações principalmente as de carácter mais rural (digo sem qualquer suspeição). Por outro lado, existe o Bom Marketing.
De todas as maneiras penso que o marketing é imparável. Mas dinamiza a procura de informação e instiga a criação dessa própria informação para acesso a todos(a famosa segmentação resgatada pelo marketing). Afinal cabe a cada um ter a responsabilidade sobre as suas escolhas( de consumo e outras). E é aí que assumo a importância do marketing, pela via da obrigatoriedade, da exigência mesmo, a cada um que procure, use de todos os seus meios, para se certificar de que está a comprar bem (nem que seja um presidente), logo estude, que se empenhe, pesquise. E desta busca só pode sair mais riqueza pessoal. Contrariamente à ditadura, o marketing exige aos eleitores, informação. Em modesta opinião.