09 outubro 2007

Exercicio 1 - O que é?

Vamos tratar de trazer e partilhar diversos tópicos, para quem quer agitar a massa cinzenta.

Esperamos conseguir fazer as pessoas pensar, sobre coisas diferentes e partilhar prismas diferentes do nosso e para relaxar do exercicio, os Idiotas andarão por aí também.

Por exemplo, a nossa estimada pianista, que não é uma académica de Marketing deu-nos uma definição deliciosa sobre Marketing. Esta é a opinião dela:

"Marketing é a Arte de nos fazer desejar o que não sabíamos que desejávamos.ou, de nos fazer acreditar, que sem esse desejo satisfeito não somos.ou....pura e simplesmente a técnica pura e dura (pura e doce, às vezes) que nos empurra para o outro lado. do insuspeitável."

e a vossa?

6 comentários:

O Adamastor disse...

Hmmmmm...

Eu acho que tudo depende das pessoas mas acredito que a resposta mora na dinâmica de "pescadinha de rabo na boca". Explico: o marketing funciona ou funcionará sempre e quando a pessoa estiver numa predisposição para tal, ie, sempre que estiver indecisa. Aí o marketing fará a diferença. Quando a pessoa tem uma ideia fixa sobre o que quer, o marketing será apreciado e até elogiado mas não acredito que determine a escolha do indivíduo.

O que também não contribui é que a população vai estando cada vez mais conhecedora das técnicas de marketing o que coloca um certo desafío ao publicitários.

Abraços

Miguel disse...

Tenho a certeza que é uma arte ...!

Cheia de truques para nos convencer de certos consumos ...!

Um abraço da M&M & Cª!

Alexius disse...

Bem, eu não sei se o marketing fará só a diferença em pessoas que estejam indecisas... ha muita alminha facilmente influenciavel que leva a sua lista de compras ao supermercado e acaba por trazer sempre uma ou outra coisa (quando não é carro cheio de tralha) que não precisa, porque viu o anuncio todo catita ou aproveita que está em promoção.
Outra situação que acontece frequentemente é encontrar o tal produto e acabar por levar para casa "só para experimentar para ver se é tão bom como dizem", ou porque achou piada ao anuncio, ou porque estava à frente da secção de fruta e dá menos trabalho que estar a pesar... O que é certo é que se acaba consumir, nem que seja uma vez, fazendo o proposito das campanhas de marketing, que é levar o consumidor a experimentar o produto. Isto acaba por influenciar
praticamente toda a gente, mesmo os mais inflexiveis, de varias maneiras e feitios, desde o modo como são arrumadas as prateleiras dos supermercados, às promoções "encontre mais barato e devolvemos a diferença", à luminosidade na secção dos frescos e maneiras como se fazem promoções de produtos, etc... mas isso o especialista Houdinni pode falar certamente melhor que eu :)
Mas se ha uns que nos imploram para comprar os seus produtos, à outros que são inacreditavlemente arrogantes, como por exemplo os espanhois mais as suas oreos, que têm agora a mania que nos querem ensinar a comer bolachas: agora molhas no leite, agora desenroscas, agora lambes o recheio, agora coisa e tal. Não chegava já auto-entitularem o produto como o melhor do mundo ? E já agora quem disse que são as melhores do mundo? São boas, mas ja comi bolachas melhores obrigado.

Anónimo disse...

Lol. Apoio a causa Oreos. Até porque o minipreço tem umas de marca branca bem melhores! (Piadita!)

Anónimo disse...

"Marketing é puro bom senso", não é original mas é a melhor def.

Sea Spirit disse...

De facto, campanhas e estratégias são cada vez mais elaboradas. Todos nós sabemos que estamos a ser alvo delas mas, muitas vezes são tão originais e criativas que não resistimos a experimentar o produto!! Na minha opinião isso não tem nada de negativo.

Já repararam nos hipermercados, que existem locais com cheiros, sons, etc alusivos ao produto que está à venda nesse local.

E na onda das Oreos do Alexius, concordo! Mas de facto parece que todos conhecem as bolachinhas e já experimentaram... :)))

Penso que existem dois grupos principais, aqueles que sabem que estão a ser influenciados pelo marketing, mas quando é feito com bom gosto, o tal bom senso, são receptivos e encaram-no como uma forma de arte.

Outros, como o Alexius diz, "muita alminha facilmente influenciavel" que absorvem tudo o que lhes aparece, sem ter a verdadeira noçao de que estão a ser alvo dessas campanhas. (Acho que de seguida colocarei um post alusivo a esta matéria...)