09 novembro 2006

O xadrez vs negócios

Garry Kasparov (campeão mundial de xadrez) veio a Portugal enfrentar, em simultâneo, 20 adversários que tinham um objectivo em comum: sobrevivência, porque perder era uma questão de tempo!! Entre eles, quatro gestores, dois economistas e um historiador, todos eles são parentórios: "Este jogo força as pessoas a tomar decisões e a ter um raciocinio analitico muito forte".
O campeão mundial deixou ensinamentos para vencer no tabuleiro, mas também nos negócios. O xadrez e a vida não se regem por regras matemáticas, para tal, deixa quatro recomendações:

1 - Fazer auto-análise
A prioridade número um é sermos honestos com nós mesmos, não há maior erreo do que deixar de analisas o nosso próprio jogo. Essa é a condição para um gestor perceber se é melhor do que o adversário e se pode ganhar!

2 - Seguir a intuição
Kasparov alerta para o perigo de os gestores basearem os seus passos só nos dados que recolhem, esquecemdo um elemento essencial para decidir: a criatividade humana. É a intuição que faz um visionário, senão não passariamos de microprocessadores.

3 - Desconfiar do sucesso
O sucesso presente é a maior ameaça do sucesso futuro. Conquistar a vitória não significa que não se cometam erros. Mas, muitas vezes, os empresários ficam acomodados ao sucesso e não evoluem. Apenas significa que o nosso adversário cometeu erros maiores do que os nossos.

4 - Identificar as falhas
Reconhecer que se está a ir na direcção errada é um sinal de liderança. Só os grandes lideres conseguem admiti-lo. Os gestores que conseguem corrigir os erros antes que seja tarde de mais, têm mais tempo para arranjar alternativas e reduzir as perdas.

1 comentário:

Sea Spirit disse...

João Borges Assunção, Economista e professor resistiu 2h50m.

António Miguel Ferreira, administrador delegado da clara.net resistiu 1h51m.

José Pacheca Pereira, historiador resistiu 1h46m.

Aristides Meneses, director da insat resistiu 1h45m.

José Velázquez, director-geral sap ibéria resistiu 1h42m

John Jairo, director de sistemas de informação da José de Mello Saúde resitiu 1h41m.

...