09 novembro 2006

Autor de blog em tribunal

O Tribunal da Covilhã começou quarta-feira a julgar uma queixa-crime por difamação, calúnia e injúria movida pelo presidente da Câmara local, Carlos Pinto, contra o alegado autor de um blog na Internet.
Segundo a agência Lusa, no banco dos réus vai estar um morador da vila da Boidobra, junto à cidade, indiciado pelo Ministério Público como autor do blog «Chicken Charles - o anti-herói» (http://covilhas.blogspot.com).
O site contém dezenas de artigos publicados entre Maio de 2004 e Fevereiro de 2006, apresentados como as confissões de uma personagem designada de «Chicken Charles», o galo «que é Dono do Galinheiro da Quinta da Covilhã» e que «controla todas as galinhas».
A queixa-crime considera que os artigos representam um elevado «grau de ofensa na honra, prestígio e confiança» do autarca.Carlos Pinto alega ter sido sujeito a situações de «vexação», sendo «motivo de todas as conversas, chacotas e cochichos», por causa do blog.
No processo, Carlos Pinto pede uma indemnização «não inferior» a vinte mil euros e justifica o valor pedido por causa dos artigos «difamatórios sobre a vida privada e política» exibidos no blog.O presidente da Câmara diz ser acusado da «utilização de dinheiros e obras públicas para fins particulares», nomeadamente nos artigos intitulados «O casamento da minha franguinha» e «Os meus Amores».
Para o autarca, «a sistematização dos textos» revela «um objectivo preciso» de humilhação do seu nome «e não apenas uma brincadeira». Por outro lado, a informação utilizada sugere, para o autarca, que foram utilizadas fontes locais.«Quem não se sente, não é filho de boa gente», acrescentou o presidente da câmara, ao justificar a acção judicial que moveu. O autarca diz que o conteúdo do blog lhe provocou problemas de saúde, mesmo ao nível físico.

3 comentários:

Sea Spirit disse...

Cuidado com o que escrevem!!

A comunidade dos cromos ainda se arrisca a ir pra barra dos tribunias...liberdade de expressão? Até que ponto??

Sea Spirit disse...

De destacar a notícia do Público, que acrescenta um dado interessante:


Porém, outra das testemunhas, Joaquim Matias, também vereador na autarquia, considerou que tudo indica que não haja apenas um autor do blogue e lançou o nome de um professor conhecido da Universidade da Beira Interior (UBI), ao falar em ligações ao CDS-PP. O vereador afirmou em tribunal que ouviu por várias vezes dizer um pouco por todo o concelho que existiam relações entre David Duarte e o professor. Trata-se de João Canavilhas, docente na licenciatura de Ciências da Comunicação, também conhecido por escrever crónicas para jornais regionais. João Canavilhas foi, de resto, indiciado neste processo, não tendo sido constituído arguido por falta de provas, e é uma das testemunhas arroladas pela acusação.

Sea Spirit disse...

Se quiserem ler alguns comentários a respeito do assunto:

http://mafiadacova.blogspot.com/2006/11/blog-provocou-lhe-problemas-de-sade_08.html