Existe uma pergunta que me povoa a mente mais vezes do que gostaria. Provavelmente não interessa a ninguém, sei que poderá não ser tão importante como tudo o resto, mas é de facto algo que me faz pensar:
Afinal, como é que os consumidores vêem os Marketers?
Eu refiro-me a todos os Marketers enquanto pessoas, seres humanos sensíveis ao meio em que estão inseridos. Tentei comparar-nos com algumas personagens históricas e encontrei uma que, de uma maneira ou de outra, acaba por se encaixar no perfil…
Deus (!):
Ele é o Todo-Poderoso. Diz-se que vê tudo, está em todo o lado, inclusive na cabeça das pessoas (aqui cito o “9º mandamento - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos”). É adorado um pouco (muito) por todo o mundo e todos sabem que existe, sendo-lhe imensas vezes solicitado pedidos de milagres e a satisfação de desejos impossíveis.
Comparando com os Marketers:
Não somos todo-poderosos, mas o Marketing está a ganhar cada vez mais terreno no domínio do mundo (ou domina já?). Não estamos em todo o lado (fisicamente), mas arranjamos maneira de estar, nem que seja por outros meios. Fazemos tudo e mais alguma coisa para entrar na cabeça dos consumidores. Não somos adorados, muito pelo contrário, segundo me consta… Toda a gente sabe que existimos mas fazem os possíveis para nos ignorar. E quanto aos milagres (vou ser excomungada, hehe), we are even better than God! (Vou direitinha para o inferno, tal e qual os “Dois Idiotas”).
Deus (!):
Ele é o Todo-Poderoso. Diz-se que vê tudo, está em todo o lado, inclusive na cabeça das pessoas (aqui cito o “9º mandamento - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos”). É adorado um pouco (muito) por todo o mundo e todos sabem que existe, sendo-lhe imensas vezes solicitado pedidos de milagres e a satisfação de desejos impossíveis.
Comparando com os Marketers:
Não somos todo-poderosos, mas o Marketing está a ganhar cada vez mais terreno no domínio do mundo (ou domina já?). Não estamos em todo o lado (fisicamente), mas arranjamos maneira de estar, nem que seja por outros meios. Fazemos tudo e mais alguma coisa para entrar na cabeça dos consumidores. Não somos adorados, muito pelo contrário, segundo me consta… Toda a gente sabe que existimos mas fazem os possíveis para nos ignorar. E quanto aos milagres (vou ser excomungada, hehe), we are even better than God! (Vou direitinha para o inferno, tal e qual os “Dois Idiotas”).
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Ora reparem: antes de os consumidores saberem que desejam algo, às vezes já nós sabemos por antecipação! Depois basta comunicar-lhes esse facto e dar-lhes tudo o que querem… Depois ainda nos chamam mafiosos…
Como diriam os Beatles: “We are bigger than Jesus!”
(Tão quentinho que aqui se está…!)
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Um interessante contributo da marketer Miss D, que a esta hora deve estar na companhia dos dois idiotas... ;))
4 comentários:
Ola Miss D está se bem no quentinho lolll
Desde todos estamos agradecidos por ter partilhado a sua opinião.
A questão é deveras interessante, como será que as pessoas vêem os Marketeers? Sinceramente acho que grande maioria da população tem uma dificuldade semântica pois confunde o significado de Publicitário, Ccomercial e Marketeer.
A resposta que sugere demontra a criatividade latente num bom Marketeer, maiores que Deus =)
Acho que o Marketing realmente pode ter essa versão divina de melhorar a vida das pessoas, mas pode ser também assumir um papel completamente oposto e branquear situações menos nobres.
Não nos podemos esquecer que Lucifer foi um anjo ... Com isto não quero dizer mal do Marketing mas de algumas pessoas que exercem a profissão de Marketeer.
Vou mandar ao ar os manuais, só para deixar uma pequena provocação aos Marketeers será que o Marketing não cria realmente necessidades ... estamos a dar aos consumisores aquilo que eles precisam, ou em última análise, aquilo que eles pensam que querem ou o que nós precisamos de vender?
bolas, e eu a pensar que estavamos a falar de mosqueteiros...
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(musketeers, perceberam a piada?)
ok, foi fraca. mas desenganem-se aqueles que pensam que era uma piada, senão cogitemos juntos: associamos a imagem de mosqueteiro ao famosissimo romance de Alexandre Dumas, em que vemos os 3 mosqueteiros (que depois eram 4) a esgrimir elegantemente as suas espadas perante ordas de soldados às ordens do maquiavelico cardeal Richelieu.
No entanto, tudo isto é tambem uma manobra ilusiva de marqueting! Senão vejamos, os mosqueteiros, historicamente eram soldados de infantaria que eram chamados de mosqueteiros, porque na verdade andariam sempre armados com... mosquetes! Entao mas que diabo é isto ?? eu nao me lembro, nem sequer nos bonecos do d'artacão andarem aos tiros uns aos outros!
Lá está, é mais comercial, agradavel às cenas de acção nas adaptaçoes cinematograficas, e emocionante até para as vendas do livro(será que o homem pensou nisso quando o escreveu?) E nao me venham dizer que eles nao seriam apologistas da violencia e morte, porque tanto se morre com uma bola de chumbo na tola como empalado com pedaço de metal aguçado.
Bem, e onde é que eu queria chegar com isto? Já nao me lembro bem, e ja nao sei a que proposito foi... portanto, uma boa semana para todos, marketeers e musketeers incluidos ;)
we are even better than God!
Bem, depois de ler este divertido e criativo texto da miss D, qualquer um aspira a ser marketer :))
Uma comparação curiosa! Na minha opinião, e não sou especialista da matéria... não lhes dão apenas o que eles querem! Aqui pego nas palavras do Great, acho que também criam necessidades e levam-nos a consumir o que os marketers querem vender:))
Alexius, esta tua teoria está um pouco confusa, lolll. Estavas num momento de inspiração a criar tiras dos idiotas???
tambem tenho dias maus... :P
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