20 novembro 2007

Um último bom dia!


Coube-me a tarefa de iniciar este espaço, há um ano atrás, sensivelmente!
.

Muitos amigos se juntaram, bons momentos passámos e alguns amigos se fizeram!
.
O destino, por vezes, reserva-nos grandes mudanças num curto espaço de tempo... e durante este ano de publicação do Tertúlias muita coisa mudou na vida dos seus colaboradores.
.
Penso que chegou a hora e cabe-me, também a mim, encerrar este espaço! Sem tristezas, pois este espaço trouxe-me coisas muito boas, de alguma forma mudou a minha vida. Resta-me agradecer a todos quantos participaram neste simpático espaço. Ficam os posts, para mais tarde recordar!
.
Continuaremos a encontrar-nos por essa blogosfera fora... por já, é o descanso do guerreiro!
.
Até breve!

14 novembro 2007

Quando a suposta fronteira entre a ciência e a ética é uma linha muito ténue...


"My childhood dream about science has become reality to a large extent. On the whole, we are now much better off, and most of the betterment is due to advances in science and technology. But these very advances have also increased the dangerous outcomes of a war."

Joseph Rotblat


Físico britânico de família judaica de origem polaca. Foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1995, em conjunto com a organização de luta contra as armas nucleares, a Pugwash, de que foi um dos fundadores.

.

O movimento nasceu a partir de um manifesto publicado em Londres dois anos antes no qual alguns cientistas de diversas áreas como o físico Albert Einstein, o filósofo e matemático Bertrand Russel e o químico Linus Pauling consideravam que os cientistas devem assumir a responsabilidade das suas investigações, experiências e criações, incluindo a bomba atómica.

09 novembro 2007

Poderá a ciência explicar tudo???

Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o rectângulo de ouro. Era um rectângulo, do qual havia-se proporções... do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Pathernon... a proporção do rectângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de1,618.
.
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por diante.Bom, durante milénios, a arquitectura clássica grega prevaleceu O rectângulo de ouro era padrão, mas depois de muito tempo veio a construção gótica com formas arredondadas que não utilizavam rectângulo de ouro grego.
.
Mas em 1200... Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática, a Série de Fibonacci. A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores:1 1 2 3 5 8 13 21 34 55
Proporção de crescimento média da série é...1,618.
Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo, mas a média é 1,618, exactamente a proporção das pirâmides do Egipto e do rectângulo de ouro dos gregos. Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.
  • A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618;
  • A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
  • A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
  • A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore a medida que subimos de altura é de 1,618;
.
Considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objectos acurados de medição:
  • Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.
  • Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.
  • Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618;
  • Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
  • A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado 1,618;
  • Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618;
Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela "Divina Proporção". Seria "Deus", usando seu conceito maior de beleza em sua maior criação feita a sua imagem e semelhança?(A cosmologia com a teoria do "Big Bang" e as forças de atracção e repulsão (equilibrio) universais são uma explicação científica).
Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, arte e o homem; coisas teoricamente diferentes, todas ligadas numa proporção em comum. Então até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções.
Encontramos ainda o número Phi nas famosas sinfonias como a 9ª de Bethoven e em outras diversas obras.Então, isso tudo seria uma coincidência?...ou seria o conceito de Unidade com todas as coisas sendo cada vez mais esclarecido para nós?
.
Muitos estarão a pensar que andei a ler o Código de Da Vinci, sim de facto li, há algum tempo atrás e achei este conceito muito interessante. Mas este texto surripiei ao Director criativo.
.
O que acham de tanta coincidência? Têm a Ciência uma explicação para isto?

08 novembro 2007

Palavras de um génio...


"Até onde as leis da matemática se refiram à realidade, elas estão longe de constituir algo certo; e, na medida em que constituem algo certo, não se referem à realidade."
.
.
"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação envolve o mundo."
.

05 novembro 2007

Somos todos visionarios

Alguma vez pensaram em brincar com as leis do universo, vergando-as à nossa propria vontade? Alguma vez pensaram em imiscuir-se no lado obscuro da física, quebrando as suas limitações e noções de senso comum ? Seria possivel? Será possivel ?

Não, isto não é um desbloqueador de conversa, nem a paranóia esquizofrenica de algum ignobil predador da decencia abjecta. Perguntas legítimas, tão só e simplesmente.
Às vezes apanhamo-nos a pensar em como seria o mundo se fosse de outra maneira. Se tivessemos o poder de fazer algo diferente, molda-lo à nossa vontade, fazer algo de extraordinario, ou simplesmente descobrir o porquê de certas coisas serem como são...
Pois digo-vos claramente, isso é a raiz da ciencia! A ciencia na sua mais pura forma, a perseguição do conhecimento, ou a simples curiosidade, está tão ligada à natureza humana que teria sido inevitavel o seu surgimento, desde o momento em que o ser humano começou a pensar por si próprio.
Está ligada a nós, à nossa natureza curiosa, até daqueles que a acusam de destruição, poluição e consumo de recursos naturais do planeta.
Terá a ciencia tido um bom ou mau efeito nas nossas vidas? Será que viveriamos melhor se Galileu e todos os outros pioneiros da ciencia nunca tivessem existido ?

04 novembro 2007

Adeus Marketing ....... olá Ciência!!!

Muito Obrigado a todos os que participaram, divulgaram e que espreitaram ... se por acaso gostam de pensar sobre questões da Ciência continuem a passar por cá!

Um Adeus do Marketing, um adeus de esperança, de provocação ... mudar o mundo está nas mãos de todos. Não pensem que o Marketing é o mau da fita, algumas pessoas que o fazem sim são ...
.

Resumé do Mês

O mês passou e a Tertúlia sobre Marketing tem de terminar, com muita pena nossa. Quem quiser deixar sugestões faça favor de entrar.
.
O Marketing é uma ciência essencial para as empresas e consumidores mas, ainda não se libertou do seu lado negro. Por vezes a finalidade não é procurar a máximação da satisfação dos consumidores mas sim, branquear a imagem de corporações. Coca-cola, Matell e Kellogs são empresas que nos inspiram confiança, mas espreitem aqui. O Marketing tem que deixar o parecer e realmente ser! Por exemplo, de nada serve uma campanha solidariedade se isso é feito apenas para aumentar as vendas, limpar a imagem ou utilizar reduções nos impostos para se publicitarem.
.
Como diz a velha máxima temos recursos limitados para necessidades ilimitadas e há quem use o Marketing para aumentar esse infinito. Ao ser cada vez mais invasivo, mais personilizado, provoca cada vez mais o consumo. O que no Futuro poderá ter consequências nefastas ...
.
É extremamente complicado captar a atenção, com credibilidade, de consumidores mais informados. O Marketing Experêncial é um dos conceitos mais eficientes, mas um dia estará também esgotado ... Por isso, um dos desafio que se coloca ao Marketing é:
.
"Fruição de Experiências em função dos sentidos existentes e imaginários, isto é, muito mais do que Marketing Experiencial"
by professor JL

01 novembro 2007

"Uma Imagem Vale Mais"


Leão de Bronze em Cannes!
.
Contribuição de Ricardo Rodrigues com especial dedicatória ao Grande Mago...