05 novembro 2007

Somos todos visionarios

Alguma vez pensaram em brincar com as leis do universo, vergando-as à nossa propria vontade? Alguma vez pensaram em imiscuir-se no lado obscuro da física, quebrando as suas limitações e noções de senso comum ? Seria possivel? Será possivel ?

Não, isto não é um desbloqueador de conversa, nem a paranóia esquizofrenica de algum ignobil predador da decencia abjecta. Perguntas legítimas, tão só e simplesmente.
Às vezes apanhamo-nos a pensar em como seria o mundo se fosse de outra maneira. Se tivessemos o poder de fazer algo diferente, molda-lo à nossa vontade, fazer algo de extraordinario, ou simplesmente descobrir o porquê de certas coisas serem como são...
Pois digo-vos claramente, isso é a raiz da ciencia! A ciencia na sua mais pura forma, a perseguição do conhecimento, ou a simples curiosidade, está tão ligada à natureza humana que teria sido inevitavel o seu surgimento, desde o momento em que o ser humano começou a pensar por si próprio.
Está ligada a nós, à nossa natureza curiosa, até daqueles que a acusam de destruição, poluição e consumo de recursos naturais do planeta.
Terá a ciencia tido um bom ou mau efeito nas nossas vidas? Será que viveriamos melhor se Galileu e todos os outros pioneiros da ciencia nunca tivessem existido ?

2 comentários:

Great Houdini disse...

O Alexius a colocar questões existenciais ... muito bom!

Quanto à questão, ela nada é mais do que o principio da própria Biblia ... Explico Adão e Eva viviam do Paraíso da "ignorância" e quando comeram do fruto da árvore da Sabedoria foram expulso ... se entendi bem a metáfora, ignorância = paraiso --- sabedoria = perdição.

Que resposta a dar ... a da igreja já sabemos, csou catgólico mas não sei se assino esta. Vou pensar e já volto.

hora tardia disse...

cientificamente é o nosso lado prosaico que abre as portas da inquietação....logo a vida surge como perguntas a que urge responder.


respostas que diferenciam o ontem e amaciam o hoje.
ou não.

mas sim. viva a Ciência.