21 agosto 2007

Alguns truques para prolongar a vida das baterias.

A maioria das baterias que usamos, desde portáteis até telemoveis são baterias de lítio. Quando adquirimos um telemovel, não é rara a vez que nos aconselham a descarregar a bateria completamente antes de voltar a carregar, isto para a bateria não peder o "zero". O que é o "zero" ? A ideia é descarregar completamente a bateria, e recarregando-a ao maximo daría-nos supostamente a sua maior capacidade e tempo de autonomia. Por outro lado se a descarregassemos apenas a metade recarregando-a de seguida, a bateria perderia o ponto de origem, o "zero", e começaria a assumir um ponto intermédio como o "zero" encurtando e muito a sua capacidade.
Um método bastante eficaz para as baterias de níquel, mas aparentemente inócuo em baterias de lítio. Segundo o artigo, as baterias de lítio vêm equipadas com um circuito de segurança que não deixa perder o "zero". No entanto este circuito tambem não é à prova de bala, pois se deixarmos a bateria completamente descarregada por alguns tempos, aí sim ha possibilidade de se perder o "zero".

Mais conselhos:
  • Para evitar que o medidor da capacidade da bateria fique descalibrado, fazer uma descarga completa a cada 30 recarregamentos.
  • Evitar o calor, porque é o maior inimigo das baterias de lítio.
  • Se pretender guardar a sua bateria, certifique-se de que tem carga à volta dos 40% e guarde-a num local fresco.
fonte

3 comentários:

Great Houdini disse...

Apontei ... escrevi e meti no frigo. Gracias

Sea Spirit disse...

Por acaso não sabia destes pormenores :)))

Apontei! Obrigado mestre...

CHEVALIER DE PAS disse...

obrigada pela dica!
Convem sempre conhecer as manhas dos equipamentos!