18 julho 2007

Galeria de arte - "Os Jogadores"

(clique na imagem para "mega-ampliar")
.
“Os Jogadores” é um óleo sobre tela com 99 x 107 cm, realizado em 1594, do genial pintor italiano Caravaggio. A obra esteve perdida durante mais de um século, até ser comprada em 1987 a um coleccionador privado pelo Kimbell Art Museum de Fort Worth, no Texas, aonde está exposta.

A pintura tem como tema dois jovens jogadores de cartas na presença de um homem mais velho que apoia o jovem de costas a fazer batota. O cenário é praticamente inexistente, sendo a posição das figuras e a luminosidade que envolve os jogadores os factores que fazem desta obra de Caravaggio uma obra-prima. A luz que vem da esquerda do quadro cria um espaço ilusório e uma profundidade que coloca o observador numa posição que lhe permite observar a cena com grande detalhe. O batoteiro é representado de costas, permitindo ao espectador notar que está a tirar do cinto uma carta, depois de ver o sinal que o seu comparsa lhe faz ao espiar o jogo do incauto jovem adversário. Do lado esquerdo, o objecto da cobiça: uma pilha de moedas sobre um tabuleiro de gamão. A pintura é de uma riqueza de pormenores notável, típica de Caravaggio: as roupas dos jogadores, as luvas rasgadas do espião, a pluma que enfeita o chapéu do batoteiro, a sua posição não isenta de alguma violência prestes a explodir.
.
Esta cena, quase teatral, descritiva e realista contém todavia um intuito moral: a condenação do vício do jogo.

Michelangelo Merisi da Caravaggio

(29 de Setembro de 1571 – 18 de Julho de 1610)

O genial pintor barroco Michelangelo Merisi ficou conhecido como Caravaggio, localidade próxima de Milão, onde viveu. Conhecido como um artista "tenebrista", cujo estilo de pintar mesclava fundos negros com focos de luz intensa, ficou famoso, também, pelo seu carácter tempestuoso. Arte que reflete a vida do seu criador, os quadros de Caravaggio contêm traços dessa existência intensa e turbulenta, apresentando cenas religiosas com violência e crueldade, como na "A Decapitação de São João Baptista". O forte contraste entre os fundos escuros (as "trevas") e os personagens banhados por uma luz que incide forte e dramática, típico da técnica do "claro-escuro", é a principal característica das obras do artista, marcadas também por um forte realismo na caracterização dos personagens, das suas vestes e dos objectos que os cercam. Caravaggio teve uma vida curta: não chegou aos 40 anos e viveu a maior parte desse tempo em Roma. Após um período inicial de miséria, quando chegou a fazer pinturas em série para vender nas ruas, passou a trabalhar para o Cardeal Del Monte, clérigo sofisticado e rico, patrono da escola de pintores de Roma, a "Academia de São Lucas". Até fugir de Roma devido a uma briga, Caravaggio realizaria uma série de importantes quadros de temática religiosa, muitas vezes feitos directamente nas paredes das novas capelas que eram erguidas. Geralmente fugindo de um lugar para o outro devido a desavenças e perseguições, viveu em Nápoles, Malta, Siracusa, Messina e Palermo. Morreu em 18 de Julho de 1610, com 39 anos. O artista Giovanni Baglione, que anos antes o havia processado por ofensa, narrou os seus últimos momentos: "Foi colocado numa cama, com febre muito forte, e ali, sem ajuda de Deus ou de amigos, morreu depois de alguns dias, tão miseravelmente quanto viveu".


Outras obras de Caravaggio

Galeria de pintura patrocinada por JG e o seu Século Prodigioso

6 comentários:

Miss Marlowe disse...

Caravaggio é um dos autores de que mais gosto!! Ainda bem que o podemos contemplar no Tertúlias!! E ainda mais quando acompanhado com um texto tão interessante!

Pessoalmente n é dos meus quadros que mais admiro de Caravaggio, mas é bem dramático e intenso como o pintor e a obra.

Obrigado JG, sê bem-vindo a este cantinho e continua a presentear-nos assim...

Sea Spirit disse...

Miss Marlowe, não te conhecia esta veia de apreciadora de arte e fã de Caravaggio..muito interessante!

Já agora, por mera curiosidade, qual é o teu preferido?

Quanto a mim, apreciei o quadro e principalmente fiquei a conhecer os traços principais do autor. Quando vir mais por aí, já os vejo com outra atenção e tentar encontrar o meu preferido ;)))

TRIONFO AL GRAND disse...

Muito Boa a escolha! Aliás tudo que seja dos grandes Mestres nem há direito a reclamção!!! Foi tudo escrito e "muito bem" no texto que anexa a obra! Meus Caros, não poderiam ter escolhido melhor colaborador."O Senhor Sábio jg" têm tudo muito bem documentado num percurso que já o faz há imenso tempo e com qualidade...! Boa Sorte neste novo tema no Tertúlias. Continuem!!! Fico imensamente satisfeita que Divulguem a ARTE!!! Anos e anos repletos de Muita Boa Arte!!!=)))

Great Houdini disse...

Caro Sábio, parece que a abertura da galeria está a ser um sucesso,já recebeu elogios de 3 mulheres pelo que sei todas fantásticas =) Peço é desculpa pelo, serviço de catering, está algo fraquinho =)

Boa escolha e sem dúvida a explicação é uma mais valia.

Bem vindo a este espaço, obrigado por tudo!

Alexius disse...

Num dia em que o nosso blogue foi rotulado de lírico, venho defender e enaltecer a grandiosa adição à nossa panoplia em expansão de cultura e variedade. Arte é sempre bem vinda ao nosso "lirismo", e adepto como sou de pintura e desenho, não quero deixar de agradecer a disponibilidade do nosso novo colaborador.
Em meu nome e de inumeros anonimos um grande obrigado.

Anónimo disse...

Prá semana se não tens aí um licor beirão fico amuado. Até amanhã!