29 junho 2007

O Pequeno Príncipe

Saint-Exupéry - (29/06/1900, Lyon - 31/06/1944, Mediterrâneo)

Uma obra que certamente tocou muitos de nós, que alimentou o nosso imaginário. Ainda hoje é o dia que vejo esta obra na prateleira do Alexius, no sorriso da Inês e nos meus sonhos.
.
Fascinante como um homem de guerra, escreveu algo tão suave, tão melódico, uma simplicidade recheada de metáforas complexas.
.
As minhas passagens favoritas, são verdadeiras máximas de vida. Vida que é terrivelmente curta, mas se há algo que a torna eterna é a amizade, facto que nem a morte pode impedir.
.
"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo."
.
"Apenas se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
.
Antoine de Saint-Exupéry
.
Por isso, a todos os meus amigos que já partiram e aos que ainda estão por cá, um grande abraço e a certeza que só vos consegui realmente ver quando olhei para vocês com o coração.

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O Principezinho deve ser uma das obras literárias mais apreciadas e traduzidas de sempre, excepto no seu país de origem. Mais de 80 % dos franceses nunca a leram. O que é anacrónico, tratando-se de uma obra aparentemente tão suave ou melódica, como dizes, e, ao mesmo tempo, de uma complexidade que nos deixa pensativos e, muitas vezes, taciturnos. Obrigado por tão belo post.

Mudando de assunto (e peço-te desculpa por falar de banalidades que não vêm nada a propósito): já abri a porta do meu quarto. Ontem esqueci-me e não mostrei o bronze que trouxe do Algarve. Já lá o tens.

Abraço e bom fim de senama

Manuela Pinheiro disse...

LINDO . E Verdade que tomara muitos homens terem os tomates de muitas mulheres. O Pequeno Principe ]e um livro inesquecivel e Belo. Obrigada pelo momento. BFS.

Anónimo disse...

Obrigada pelo post...Já me tinha esquecido deste livro tão mágico...

Sea Spirit disse...

"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo."

Uma bela frase! Dispensa comentários. :)