07 fevereiro 2007

Se tivesse 50 mil milhões de dólares...

O que fazer em relação aos problemas fundamentais com que a humanidade se defronta? Alterações climáticas, os problemas de saúde, educação, fome e má nutrição, conflitos civis, entre outros.
...
Bjørn Lomborg, autor do livro The Skeptical Environmentalist teve a iniciativa de lançar o projecto “Copenhagen Consensus” que visa introduzir o conceito de prioritização para que as decisões tomadas sejam realmente eficazes na resolução dos problemas. O projecto reuniu em Maio de 2004, na Dinamarca, oito economistas, três deles prémio Nobel, que responderam à pergunta: «Se tivesse 50 mil milhões de dólares para gastar nos próximos 4 anos, que projectos iria escolher para melhorar o mundo?»
...
Imprevisivel, à partida, o resultado obtido. As alterações climáticas aparecem no final da lista e no topo o combate ao HIV/SIDA, seguido do combate à má nutrição.

2 comentários:

Mário Chainho disse...

Só faltou deixar o link para O Purgatório, onde está a transcrição/tradução da apresentação dada sobre o assuno por Bjørn Lomborg :)

http://purgaetorio.blogspot.com/

Great Houdini disse...

Realmente por esquecimento não estava referida a fonte. Puro esquecimento.

Tudo de bom para o purgatório e esperamos que com esta gaffe não vamos para o inferno :) mas desde sempre o purgatório é um dos links desta tertulia e de consulta obrigatória para evitar cair no marasmo.

Mas lado positivo conseguimos um comentário de uma das elites do Purgatório :)