30 janeiro 2007

Os dias de hoje...(continuação)

Um convite à reflexão!
Nos países desenvolvidos, há uma nítida relação entre as doenças mentais e as elevadas disparidades dos rendimentos económicos. Quando aumenta o gradiente socioeconómico, aumenta a patologia mental.

Em contrapartida, as comunidades rurais são menos propensas que as urbanas, assim como as comunidades não industrializadas versus as industrializadas, o desequilíbrio entre o “Ter” e o “Ser”, a favor do primeiro, confunde o querer com as necessidades.

Actualmente as pessoas são convidadas “a ganhar mais, a gastar mais, a querer mais”. Querem ser mais ricos que os vizinhos. Olham permanentemente sobre o ombro para saberem se já foram ultrapassados. Começam a sofrer doenças cada vez mais graves, entre as quais se conta a depressão. Inicialmente surgem o descontentamento e a inveja, depois a patologia social e, nas situações mais graves, explodem graves patologias mentais.

O endividamento patológico das famílias portuguesas é uma realidade e está de pedra e cal na nossa sociedade. Os comportamentos de muitos responsáveis, apelando ao consumo desenfreado e ao criar estereótipos sociais, favorecem o propagar desta pandemia.
Será altura de tentar mudar alguns valores?
O desenvolvimento cultural, o combate ao abandono escolar, o estabelecimento de novos valores sociais, o combate aos novos preconceitos consumistas...

Sem comentários: