09 novembro 2007

Poderá a ciência explicar tudo???

Durante anos o homem procurou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos criaram então o rectângulo de ouro. Era um rectângulo, do qual havia-se proporções... do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles fizeram o Pathernon... a proporção do rectângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de1,618.
.
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo, a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3a fileira e assim por diante.Bom, durante milénios, a arquitectura clássica grega prevaleceu O rectângulo de ouro era padrão, mas depois de muito tempo veio a construção gótica com formas arredondadas que não utilizavam rectângulo de ouro grego.
.
Mas em 1200... Leonardo Fibonacci um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática, a Série de Fibonacci. A partir de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores:1 1 2 3 5 8 13 21 34 55
Proporção de crescimento média da série é...1,618.
Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo, mas a média é 1,618, exactamente a proporção das pirâmides do Egipto e do rectângulo de ouro dos gregos. Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.
  • A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618;
  • A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
  • A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
  • A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore a medida que subimos de altura é de 1,618;
.
Considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objectos acurados de medição:
  • Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.
  • Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.
  • Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é 1,618;
  • Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
  • A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado 1,618;
  • Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é 1,618;
Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela "Divina Proporção". Seria "Deus", usando seu conceito maior de beleza em sua maior criação feita a sua imagem e semelhança?(A cosmologia com a teoria do "Big Bang" e as forças de atracção e repulsão (equilibrio) universais são uma explicação científica).
Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, arte e o homem; coisas teoricamente diferentes, todas ligadas numa proporção em comum. Então até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções.
Encontramos ainda o número Phi nas famosas sinfonias como a 9ª de Bethoven e em outras diversas obras.Então, isso tudo seria uma coincidência?...ou seria o conceito de Unidade com todas as coisas sendo cada vez mais esclarecido para nós?
.
Muitos estarão a pensar que andei a ler o Código de Da Vinci, sim de facto li, há algum tempo atrás e achei este conceito muito interessante. Mas este texto surripiei ao Director criativo.
.
O que acham de tanta coincidência? Têm a Ciência uma explicação para isto?

4 comentários:

Miss D disse...

Uau...
Nem sei que dizer...

Anónimo disse...

a ciência só explica o explicável....:)


redundante?

não.


científico.


o resto é o enorme céu da Arte.
de viver ou de des.viver.

__________________



beijooooooooooooooo.



piano.

sem arte.

Anónimo disse...

Desde que tomei consciência de que andamos todos de pernas para o ar sem darmos por isso e a velocidade da terra nem é muito grande, (conseguimos andar de avião a uma velocidade superior a 15 graus hora) que já nada me espanta porque tudo me espanta cada vez mais desde o facto de que as estrelas também não estão fixas até ao facto de que tudo na natureza é redondo e as rectas só existem na nossa incapacidade de ver um pouco para além de nós próprios até ao facto de a matéria se calhar não atrai matéria e tudo isto evolui para um centro que não sabemos gizar... o melhor mesmo é beber uns copos de bom vinho, já agora.
Viva a música
JCM

Anónimo disse...

quello che stavo cercando, grazie