20 setembro 2007

Ciclo cultural: A Caixa de Pandora

Quando Prometeu criou os humanos, tinha feito apenas o homem. O corpo era feito por ele, e Atena dava-lhes vida. Um dia, entre disputas de poder e intrigas entre os deuses do Olimpo e Titãs, os homens começaram a ser vistos como uma ameaça.
Para solucionar o problema, Prometeu tentou apaziguar as hostes com o sacrificio de um boi numa festividade. Só que os Titãs, tomaram vantagem da situação e decidiram enganar os deuses; o boi foi dividido em duas porções, uma para os homens, a outra para os deuses. Uma das porções era de carne pura, a outra apenas de ossos cobertos por uma espessa camada de gordura.
Prometeu, decidiu dar a escolher a Zeus qual das duas porções daria para os deuses, o qual acabou por escolher a parte gordurosa, pensando que escondia carne suculenta. Quando deu conta que tinha sido enganado, ficou furioso; tirou o poder do fogo aos homens como castigo, para que nunca mais pudessem cozinhar carne.
Os homens começaram por sua vez a desvastar a Terra e, de modo a atenuar a situação, Prometeu roubou uma chama de fogo divino, oferecendo-a de seguida à raça humana.
Zeus
jurou vingança.
Criou uma caixa de temivel poder, onde se enclausuravam os piores dos males que se abateriam sobre a humanidade. Prometeu sabendo disso, apoderou-se da caixa e confiou-a ao seu irmão Epmeteu, pedindo-lhe que não deixasse ninguém aproximar-se dela.
Zeus condenou então Prometeu a uma agonia eterna, acorrentando-o no alto de uma montanha, onde todos os dias um corvo gigante lhe vinha comer as vísceras, mas sendo ele um deus imortal, todas as noites se lhe regeneravam.
De seguida, de modo a castigar a humanidade, Zeus reuniu-se com outros deuses e criaram a primeira mulher, a qual foi batizada como Pandora e incumbida de seduzir Epmeteu a abrir a caixa.
Epmeteu colocara duas gaiolas com gralhas no fundo da caverna e a caixa entre elas. Caso alguém se aproximasse, as gralhas fariam um barulho insuportável, alertando Epmeteu. Seduzindo-o, Pandora conseguiu convencê-lo a tirar as gralhas da caverna sob o pretexto de que tinha medo delas. Após o ter seduzido, Epmeteu caiu num sono profundo. Pandora foi até a caixa e abriu-a: um vortéx de males explodiu para fora da caixa; a mentira, doenças, inveja, velhice, guerra, morte, fome, saíram da caixa de forma tão assustadora que ela teve medo e fechou-a imediatamente, deixando uma ultima coisa no fundo... o mal que destruiria a esperança.


Disclaimer: O porquê desta coisa:
Então mas afinal vamos lá saber, porque diabos me deu na tola para fazer isto ? Ora foi simples, ontem tiveram o descaramento de me dizer que as minhas piadas são amarelas e tal, e que não digo nada culturalmente cativante para bem da humanidade, e sobretudo que não percebem os meus comentarios!
Ok não disseram nada, estava a brincar, foi apenas uma desculpa esfarrapada para disfarçar a falta de inspiração para justificar o inicio deste ciclo cultural... Ah mas então para não começaram tambem já a dizer ai ai ai, e raios e coriscos, a justificação é que venho dar um pouco de cultura geral aos nossos clientes blogueiros. Perdeu-se um cantinho cibernético da sabedoria, tenta-se compensar com um pouquinho de cultura geral.
E por onde começar ? Até podia dizer que ah e tal ontem tropecei no canal 1 e apanhei um trambolhão no novo concurso "quem quer ser milionario sabendo mais que um puto que anda no ciclo e que curiosamente deve ter uma idade à volta dos 10 anos isto com a presença do começa-a-ser-irritante Jorge Gabriel" e podia divagar em artérias que destilam o dióxido de carbono do coração para os pulmões, ou então pelo nome da parte digestiva que se faz no intestino delgado. Poder até podia, mas não me apetece. Até porque acho isto um pouco mais cativante não acham ?

3 comentários:

Great Houdini disse...

Adoro estas metaforas deliciosas, as historias do gregos principalmente. A sabedoria grega ainda tem uma validade impressionante, claro que desde do momento em que recontrataram o Fernando Santos, fico algumas duvidas.

Estes deuses e titas sao piores que os partidos politicos portuguesas.

Na onda de tentar suprimir a falha cultural, que surgiu pelo fim do Sabedoria, vou aqui deixar uns bitaites, com pretensoes de nao serem completa idiotice.

A moral desta historia e a classica, cada um colhe o que semeia, a humanidade e a unica responsavel pelos males, mas e lhe dada a oportunidade de se redimir da sua fragilidade. Nesta caso uma pequena correccao Alexius o que ficou na caixa nao foi a Esperanca mas sim o mal que destroi a esperanca, a ... a ... falta de esperanca.

Curioso como ate os deuses tinham inveja dos frageis humanos, acho que em grande medida podemos experimentar sentimentos, como o amor ... ok Alexius nao vou comecar com a conversa dos amores e flores e tal loll

Atencao que a versao biblica desta licao, Adao e Eva e o paraiso, inclusive tem o lado de afirma que a sabedoria e a causa da saida do paraiso ser a procura pela sabedoria ... bem mas essa e outra historia.

Grande Alexius, excelente post, e eu a pensar que as idiotices a vulso seriam o teu maior talento e afinal ... loll

Alexius disse...

Caro nº10, corrigido e interiorizado ;)
E como diria outro tipo noutra circunstancia: "Nem só de idiotice vive o homem" ;)

Vitória disse...

E eu continuo na esperança do "prometeu"...rsss
Gosto deste lado sábio,Alex,podes continuar:))