"A indústria portuguesa do calçado decidiu criar uma marca própria internacional, a marca “biocalce”. Trata-se de uma marca exclusiva que funcionará como um “selo de qualidade” ambiental do calçado português fabricado sem matérias nocivas para o ambiente e para a saúde.
Esta iniciativa é demonstrativa de uma vontade de cooperação e de convergência de esforços de empresários ligados ao mesmo sector industrial, que se associaram nos planos tecnológico e do marketing para ganharem uma vantagem competitiva no mercado global do calçado em que é crescente a concorrência dos países asiáticos.
Uma decisão inteligente que constitui uma excelente prática de associativismo empresarial, em que a escala assume um papel importante na aposta na inovação e, consequentemente, na competitividade.
A nova marca introduz uma distinção competitiva no calçado português e contribui para a recuperação da sua imagem de qualidade no mercado internacional.
Segundo dados da Associação Portuguesa das Indústrias do Calçado, Portugal é o único país europeu que apresenta um saldo positivo da balança comercial no sector do calçado. A forte vocação exportadora das empresas portuguesas permite, assim, que Portugal seja um caso raro no "Velho Continente”. Portugal exportou, em 2006, 64 milhões de pares de calçado, no valor de 1166 milhões de euros (…). No mesmo período, importou 41 milhões de pares, no valor de 318 milhões de euros (…).
Este é um excelente exemplo do caminho a seguir pela indústria portuguesa, em que sobressai a aposta na capacidade de inovação tecnológica e de gestão e na qualificação de recursos. O estreitamento da cooperação empresarial tem ainda muitas barreiras “culturais” a ultrapassar, mas é também por aqui que está o caminho para um país em que a pequena dimensão das suas empresas à escala mundial lhes levanta barreiras muitas vezes intransponíveis quando pretendem actuar isoladamente. Inovação, uma chave para a abrir a porta da competitividade da nossa economia empresarial..."
in 4R
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