27 julho 2007

Não me dá para chorar ... serei insensível?

António de Oliveira Salazar (28/04/1889 - 27/07/1970)
"O Troll de Santa Comba"


Coimbra, 27 de Julho de 1970 - Morreu Salazar. Mas tarde demais para ele e para nós, os que o combatíamos. Para ele, porque não morreu em glória, como sempre deve ter esperado; para nós, porque o não vimos morrer na nossa raiva, na nossa humilhação, na nossa revolta. Viveu a frio conscientemente, envolto numa redoma de severidade gelada, a meter medo, e acabou por morrer a frio inconscientemente, numa preservada agonia amolecida, a meter dó. A doença desceu-o de super-homem a homem, e, a duração dela, de homem a farrapo humano. E, quando há pouco chegou a notícia de que se finara de vez, nenhum estremecimento abalou o país. Nem o dos partidários, nem o dos adversários. Para uns, a sombra definitiva do cadáver sobrepôs-se apenas à bruxuleante luz do ídolo; para os outros, o sentimento de piedade cobriu cristãmente o ressentimento sectário. A obra de domesticação nacional estava realizada há muito por uma tenacidade dominadora que utilizava apenas as qualidades negativas do português, e não tinha outra sabedoria do tempo senão a lição da rotina sancionada nos códigos do passado. A fome de aventura, a inquietação da liberdade, o alento da esperança, o orgulho, o brio, a alegria e a coragem - tudo fora sistemática e impiedosamente apagado na lembrança da grei. Daí que se não vislumbrem quaisquer sinais de tristeza aterrada, e, menos ainda, de euforia redentora. A nação inteira passou, sem qualquer sobressalto, de respirar monotonamente com ditador, a respirar monotonamente sem ele.

Miguel Torga

Post dado à troca pelo o Sabichão, mas ela leva mulheres nuas, eu trago o Salazar ... acho que não foi grande negócio! Só troquei porque é o maior português de todos os tempos!!!

Ao menos que tenha servido de exemplo!

4 comentários:

Frederico Lucas disse...

Brilhante!


Um abraço

Vitória disse...

O rabo do elefante(a bunda)tem mais comentários que a morte do estadista,kkkkk...mal por mal,o elefante é um símbolo incontestável de poder.

Anónimo disse...

Tenho pena da sua filha a Ana por isso ela anda assim tão magra e sempre de preto morreu lhe o pai...é o pai dela não é cunho?
Sabes de quem falo da Ana Salazar...lol

Sea Spirit disse...

Miguel Torga diz tudo neste texto!!

Curioso, nem depois de morto se safou e foi a votos! Ehehe
Só é pena que tenha mesmo vencido!! Que ironia...