Mais uma descoberta bizarra dos nossos amiguinhos astrónomos que descobriram um novo planeta a cerca de 30 anos luz da Terra, onde o gelo é quente. Isso mesmo, leram bem: quente!
Medindo a sua dimensão, chegaram à conclusão de que tem cerca de 50.000 quilómetros de diâmetro, quatro vezes o tamanho do nosso planeta. A sua temperatura à superfície está estimada em 300º C ou mais, mantendo a água na sua forma de vapor. No entanto, as altas pressões no interior do planeta comprimem a água, de maneira a que ela se mantenha sólida mesmo a centenas de graus de temperatura, tornando assim a água numa forma exotica de gelo.
Frederic Pont da Geneva University diz que “a água tem mais de uma dúzia de estados sólidos, e apenas um desses é o nosso conhecido gelo. Sob altas pressões, a água transforma-se em outros estados sólidos mais densos do que gelo e água líquida, assim como o carbono se transforma em diamantes em pressões extremas.”
Tenho a certeza que não vão voltar a olhar para o vosso gelado com os mesmos olhos...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Tenho os olhos esbugalhados! Aliás esbugalhadissimos! Onde viste isso? E eu que ia responder com o ponto triplo da água...
PS: É por estas que não vou ao Malato :P
Gelo quente????????
Oh! Meu Deus...as coidas que tu descobres! Isto é um verdadeiro achado aqui para os fisicos do tasco ;))
Mas realmente, pensando bem, a pressão influencia o estado de uma substância. Tem a sua lógica!
Alguém terá já tentado esta experiência?
Ele há tipos que sabem cada coisa!
Uma dúzia de estados sólidos ???
Isto revolucionava a indústria dos gelados lool
Enviar um comentário