30 julho 2007

Galeria de arte - Natureza-morta com compoteira

Paul Cézanne – Post-impressionismo
1879-1882
18 1/8 x 21 5/8"
Colecção privada

Notas sobre o quadro

Este trabalho de Cézanne é característico da preocupação pós-impressionista com a estrutura da pintura. O artista estava menos interessado em captar uma semelhança convincente de uma compoteira e um copo do que em explorar os volumes e espaço que eles preenchem. O rebordo do copo é visto no ângulo errado e parece ser mais alto do que seria se de facto estivesse na mesma superfície em que se encontra a compoteira. Esta libertação dos métodos convencionais teve influência no Cubismo.

Notas sobre o autor
Paul Cézanne nasceu em Aix-en-Provence, em França, em 1839. Era filho de um banqueiro e era, unanimemente considerado, um homem tímido e difícil. Embora tenha tido um sucesso tardio, a obra de Cézanne acabou por se tornar extremamente influente, recebendo muitos artistas que o visitavam em peregrinação. Largamente reconhecido como o “pai” da arte moderna devido à sua simplificação da forma, Cézanne abriu caminho para o Cubismo e o Abstraccionismo. Morreu Na sua cidade natal em 1906.

3 comentários:

Sea Spirit disse...

Confesso que tenho mais dificuldade em apreciar este quadro que os anteriores. Olhando para ele não consigo identificar bem o conceito e objectivo do autor...

Anónimo disse...

Eu, pessoalmente, gosto muito de Cézanne cujos quadros já tive o privilágio de ver ao vivo. Uma reprodução está muito longe de um original.

E aí é que a pintura mais moderna começa a perder terreno. Por exemplo, os grandes quadros de expressionistas, cubistas ou abstractos perdem imenso numa simples reprodução. Perdem na textura dos materiais com que foram feitos, perdem no relevo, perdem na cor, perdem na dimensão o que, para uma obra de arte, é fundamental.

Contudo, inconvenientes à parte, Cézanne foi um grande pintor que deu um contributo precioso para a evolução das técnicas de pintar e tornou possíveis os prodígios que o século XX nos deu, como por exemplo Picasso.

Até logo

Sea Spirit disse...

JG agradeço a ajuda!
A arte, para mim, ainda é um mundo muito desconhecido.

Aqui com a nossa galeria vou-me inserindo e retendo ideias principais ;)