30 julho 2007

A Esfera

Noticias recentes indicam que vamos ter uma nova referencia como quilo, isto porque cientistas australianos estão a tentar reformar a velha barra de metal guardada num cofre em França que desde 1880 é o prototipo internacional para a Unidade Quilo.
Então, engenheiros do Centro Australiano de Precisão Óptica estão a fazer uma esfera perfeita de silício que depois irão contar quantos átomos se encontram na esfera de um quilo, sendo então esse numero usado como novo padrão para a unidade quilo.

A esfera será feita a partir de um cilindro de 20 cm de silício bastante puro que demorou 3 anos a ser produzido. Esferas de teste já foram feitas tento o melhor resultado ficado a apenas 35 nanometros de ser uma esfera completamente perfeita, fazendo possivelmente dela o objecto mais redondo do mundo.
A forma esférica foi escolhida por não ter pontas que se possam danificar para além do seu volume poder ser calculado através do seu diâmetro.

E para que é que isto serve? Perguntam voçes e bem... Ora, aparentemente isto não serve para nada, basta pegar numa balança e ala, que temos o quilo medido. Mas imaginemos que ocorre um cataclismo à escala mundial e todas as balanças do mundo deixam de funcionar... como é que sabemos quanto pesaria um quilo ? Fácil! Pega-se na esfera e compara-se. "Um quilo tem um peso exactamente igual a este"
É claro que deve ter mais aplicações uteis... eu é que não me estou a lembrar de quais...

3 comentários:

Vitória disse...

Gostei!

O Adamastor disse...

Muito bom, fez-me lembrar a minha exteeeeeeeeeeeensa divagação para explicar a questão do tempo. Sou de ciências mas ela tem cada coisa que...

PS: O local onde guardam o quilo é o mesmo lugar onde guardam todos os padrões (comprimento, massa, tempo...) Sévres - dizem que é bonito.

Great Houdini disse...

Temos de fazer uma excursão até lá =)))

Muito interessante, se sobreviver a um apocalipse, vou gostar de saber que nenhum vendilhão me vai roubar quando comprar um quilo de comida, pois vou ter como a confirmar.

Há que ser precisos, muito bem ou é ou não é!