05 julho 2007

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas...


Antes de responder às meninas de modo óbvio, com categoria, cavalheirismo e abundância mas só depois de felicitar a Miss Marlowe, tertúlina afastada desta andanças desde "ainda eu era para ser", pela conquista da Lic. e pela sua (re)chegada ao nosso convívio, queria colocar uma questão:
De onde vem o bocejo?
Sabemos que é "o acto involuntário de abrir a boca" de modo instintivo e ostensivo por vezes, acto esse associado ao soninho, à fomeca e ao aborrecimento, que também se diz (mito urbano?) que é contagioso. Mas ao certo ao certo ninguém sabe para que serve. Existem umas ideias ou teorias que admitem que está associado ao estado de vigília, isto é, o organismo activa o cérebro com um bocejo de modo a evitar o sono. Outras hipóteses baseiam-se no facto de que o bocejo ocorre quando o organismo está em um momento de baixo metabolismo provocado por uma queda de oxigenação nos pulmões (mais concretamente no interior dos alvéolos). Para evitar a baixa oxigenação, o organismo tenta aumentar a entrada de ar nos pulmões de modo a espalhar oxigénio e recolher o dióxido de carbono numa maior taxa. Existe, por outro lado, quem defenda que é um acto remanescente da evolução da nossa espécie ao longo dos tempos. Agora ao certo ninguém sabe... e pensar já pisamos a Lua, visitamos as fossas oceânicas e dividimos o átomo!


2 comentários:

Sea Spirit disse...

Adamastor arranjas cada tema!!Bocejos...

Acho que é mesmo contagioso, já me está a dar o sono só de pensar!

Aquela parte do "...é um acto remanescente da evolução da nossa espécie ao longo dos tempos" é que não estou a perceber! Hum...

Alexius disse...

é engraçado teres falado nisto pq outro dia passou-me pela frente uma entrevista com uma neurologista que a certa altura fala de precisamente bocejos, e o porquê de "se pegar":

"A imitaçao é a consequencia de uma das caracteristicas mais importantes do cerebro: quando observamos uma acção ou imaginamos acções ou objectos, o cerebro activa precisamente os mesmos circuitos que são utilizados quando somos nós a faze-las. Mas então porque é que só imitamos os bocejos em vez de andarmos por aí a fazer tudo o que as outras pessoas fazem? Porque ha sistemas nervosos que evitam que o comando final seja dado ao cerebro, embora no caso do bocejo, curiosamente não funcionarem."