13 junho 2007

Num país grande, construções grandes!!

A barragem Três Gargantas é a maior do mundo, dentro do deste género, construída no Rio Yangtzé, o maior da China.

A barragem só estará totalmente operacional a partir de 2009 e espera-se que venha a produzir um décimo do total das necessidades energéticas do país. A obra foi concluída em 20 de maio de 2006, seis meses antes do prazo previsto e foi aplicado um rígido controle de qualidade, para garantir que a obra não tenha nenhum risco potencial na sua futura operação.

Iniciada em 1993, a controversa barragem começou a funcionar em Junho de 2003, o que obrigou ao deslocamento, por essa altura, de cerca de 700 mil pessoas no perímetro da albufeira. De então para cá, esse número subiu quase para o dobro.

As autoridades desvalorizam os aspectos negativos na conservação de espécies e poluição, em vez disso põem a tónica no controlo que a barragem vai permitir sobre as cíclicas e devastadoras cheias causadas pelo regime de chuvas na bacia do maior rio do mundo.

Perto disto o nosso Alqueva, que tanto deu que falar, parece um pequeno lago! De facto, não poderia tratar-se de uma obra nacional, se reparam bem: terminou seis meses antes do prazo previsto e foi aplicado um rígido controle de qualidade!!

3 comentários:

Great Houdini disse...

Que coisa brutalesca ... qual Alqueva, qual garganta Funda ...

1/10 das necessidades da China, não será assim pr aí uma coisa significativa?

Se o Alqueva mudou o clima nas redondezas, imagino isto.

Anónimo disse...

Quando se lêem comentários ou até mesmo reportagens sobre os malefícios, desta barragem (impacto ambiental, ecológicos etc), estão a esquecer-se dos impactos ambientais que irão surgir ao produzir a mesma quantidade de energia que esta barragem vai produzir, quantas toneladas de carvão e petróleo teriam de se queimar para produzir esta quantidade de energia, as respectivas emissões de gases poluentes para a atmosfera, contribuindo assim para o efeito estufa e as chuvas acidas devido ás grandes quantidades de enxofre?
CO2 libertado e as centrais nucleares tão limpinhas, que não poluem nada!

Se esta barragem produz 1/10 do consumo actual da china que tem 2 biliões de pessoas isto é maravilhoso, uma fronte de energia limpa, reserva de água doce, e controlo de inundações, e outras coisas mais que poderia numerar.

Quando os chineses poluírem como os norte americanos (que não assinaram o tratado de Quioto) são necessários 5 planetas terra.

Anónimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aula de portuges é otimo pra quem tem dificuldade!!!