11 abril 2007

Palavras de outras familias...

"A sua necessidade (quando veio do interior) de apresentar, num país medíocre e provinciano, um grau académico consentâneo com os cargos políticos e institucionais que desempenhava, usando o conceito popular (e não o rigor académico) de Engenheiro (em qualquer cidade de província qualquer engenheiro técnico é chamado engenheiro) e, consequentemente, pede desculpa aos portugueses por esse facto."
Tomás Vasques, Hoje Há Conquilhas
.
"...Em qualquer cidade do interior qualquer engenheiro técnico é chamado engenheiro..."
.
Nas grandes cidades isso não acontece? :-)

4 comentários:

Frederico Lucas disse...

Corrosivo!

:-)

Sea Spirit disse...

:-)

E depois de ver a entrevista dada na RTP, concluo que o nosso PM aproveita esta trapalhada toda para vestir a pele de grande vitima...

tomas vasques disse...

O que está escrito é uma ideia transmitida por José Sócrates, em entrevista ao "jornal online urbi et orbi" da Covilhã, edição nº 80, 14 a 20 de Agosto de 2001. De qualquer modo, é evidente que nos meios urbanos pequenos os estatutos académicos contam mais do que nas grandes cidades porque todas as pessoas se conhecem. Sou licenciado em direito (pela Clássica)e exerço advocacia há mais de 20 anos e no meu prédio todos me tratam por "senhor", tratamento com o qual me dou bem. Quando ocasionalmente passo pela cidade onde nasci e onde passei a minha infância e adolescência chamam "doutor". São realidades e não encerram nenhum juízo de valor.
Um abraço.

Sea Spirit disse...

Caro Tomas Vasques, apenas fiz referência a esta ideia porque achei o conceito curioso :-)

Acho que é a ideia que se tem, de um modo geral! Mas com a qual não concordo totalmente.

Vivo no interior e exerço engenharia a alguns anos, muita gente que me conhece, e fora de um contexto profissional, me tratam por "menina". Tratamento que não me choca.

Só para dizer que os conceitos pré-concebidos da provincia não são assim tão lineares...

Um abraço e agradeço a participação, será sempre bem-vinda.