26 abril 2007

Construção sustentável V


Edifício Solar XXI
Este projecto visa a construção de um edifício de demonstração tecnológica na área da eficiência energética e das energias renováveis, e em particular na utilização de sistemas solares passivos e activos, bem como o solar fotovoltaico. Possui, ainda, sistemas de arrefecimento, iluminação e ventilação natural.

.
Possui necessidades de aquecimento, no Inverno, e arrefecimento, no Verão, muito inferiores aos valores de referência em termos de verificação regulamentar.
.
Para os curiosos ou interessados fica o link, onde podem obter mais informações.

2 comentários:

Frederico Lucas disse...

Julgo que todos temos a noção da necessidade de encontrar formas mais autosustentaveis de climatização.
Para além disso, não sendo Portugal um produtor de petroleo, torna-se ainda mais dificil encontrar um equilibrio económico sem reduzir a importação do respectivo combustivel.

Sea Spirit disse...

Temos um país com condições óptimas, em termos de utilização de energias renováveis, quer de exposição solar quer de vento. Mas estas soluções ainda não estão suficientemente desenvolvidas. Podemos encontrar um ou outro projecto piloto, mas não mais do que isso. Tenho esperança que estas soluções se comecem a desenvolver e a ser realmente utilizadas.

Utilizando técnicas adequadas e atendendo ás nossas condições climatéricas, praticamente não seria necessário recorrer a climatização artificial... Uma enorme poupança de recursos, não??