25 março 2007

Fotos do dia


11 comentários:

Frederico Lucas disse...

Sortudos são aqueles que podem, nos dias de hoje, trabalhar nesta paisagem e virtualmente nos seus centros empresariais.

Actualmente, muitos profissionais têm este tipo de imagens nos seus "ambientes de trabalho" e vistas para as traseiras de um qualquer prédio dos arredores de Lisboa.

Sea Spirit disse...

Caro Frederico é bem verdade.

Se bem que, por cá é muito improvável que se consiga um posto de trabalho de relevo ( e claro um vencimento compativel), como nas grandes cidades.
É uma questão de prioridades :)

Eu cá prefiro ter estas vistas como ambiente de trabalho!

Frederico Lucas disse...

Caríssima,
Custa-me, mais do que o habitual, responder-lhe ao seu comentário.
a) 1500 euros/mês de ordenado representa menos de 800 euros/mês no interior;
b) Uma casa com condições mínimas de conforto e localizada num espaço central começa em 600 euros de renda;
c) Um infantário, fora das IPSS que estão a abarrotar, começa em 350 euros mês
d) A qualidade do ar em Lisboa já atravessou à muito tempo a razoabilidade ambiental.

A única situação em que posso concordar consigo tem a ver com as dinâmicas profissionais, e mesmo essas estão cada vez mais organizadas pela infraestrutura pública de dados (internet) e menos por critérios de localização.

Um abraço

Frederico Lucas disse...

...custa-me, mais do que habitual...

Ao relêr fiz uma interpretação diferente do que queria exprimir.

As minhas desculpas!

:-D

Sea Spirit disse...

Frederico,
Parece-me que terá interpretado mal as minhas palavras :) em momento algum defendi que lá existe qualidade de vida (pelo menos no meu entendimento do conceito!).

O que queria dizer era o seguinte, por cá as possibilidades de início e progressão de uma carreira profissional (de relevo e ordenado compatível) são muito poucas e as oportunidades reduzidíssimas. Para muitos é uma questão de prioridade: ou se investe numa carreira profissional ou se tem qualidade de vida!

Pessoalmente, continuo a acreditar que é possível desenvolver algo satisfatório por cá.

Um abraço

Sea Spirit disse...

Apesar de todas essas desvantagens, o que continuo a assistir é a deslocação de pessoas, principalmente jovens, do interior para as grandes cidades!

Pergunto:Porquê?

Anónimo disse...

Parece-me importante fazer um pequeno comentário a esta discussão: Regra geral, esceptuando quem viveu quase toda vida em Lisboa, aqueles que gostam de dizer "bem" de Lisboa ou falar das vantagens profissionais como mais-valia, são pessoas que não vivem e em quase todos casos, nunca viveram em Lisboa... Que não sabem o verdadeiro significado de o que é uma casa sem condições ou caríssima, que não percebem que ganhar 1500€ em Lsboa é pior que ganhar 700 no interior, que não sabem qual o valor atribuído à palavra segurança em Lisboa, ao ar puro, ao espaço, a ter um carro e poder usá-lo, ir a um café e saber que quando voltar tudo estará no mesmo sítio que estava antes de irmos... enfim poderia continuar... muitas pequenas coisas que ultrapassam certamente a pequeníssima "vantagem" de haver um pouco mais de emprego (cada vez mais precário nas grandes cidades). Quem não acredita que venha ver e depois poderá então comparar!

Anónimo disse...

Caro anónimo, percebo pelas suas palavras que reside actualmente em Lisboa! Tanta frustação...Já ponderou mudar-se para o interior? Calculo que sim, mas é uma decisão dificil, não é...

Frederico Lucas disse...

Para quem tem algum espírito empreendedor, que passa por assumir alguns riscos, o interior tem muitas oportunidades de intervenção e baixissimos custos de vida.

Porque não tentar?!

Sea Spirit disse...

Concordo!

Frederico Lucas disse...

:-)