27 março 2007

Energia a partir do movimento das ondas

Estruturas cilíndricas flutuadoras que lembram banana-boats vão gerar energia limpa em Portugal ainda em 2007.

As balsas sobem e descem ao sabor da ondulação. No interior de cada uma delas existe óleo em alta pressão, que é movido para frente e para trás através de motores hidráulicos. Estes, por sua vez, accionam geradores que produzem 750 quilowatts de electricidade, transferida por meio de um cabo submarino até o continente.

A fase final do projecto, de propriedade da geradora portuguesa Enersis, prevê investimentos de 1,1 bilhão de euros até 2015 na construção de um conjunto de parques de ondas com capacidade de 525 MW, que irão gerar energia para mais de cinco milhões de pessoas.

8 comentários:

Anónimo disse...

Somos pioneiros nessa matéria.
Vale bem a pena.

Anónimo disse...

Eu acho que isto é uma ganda tanga. Mais vale comer ver a miudas na net do que estar a tentar por isto a trabalhar.
VIVA LA REVOLUTION

Anónimo disse...

Daniel Marques é paneleiro

João Costa disse...

Isto deixou de trabalhar porque eu andei de barco e montei as gajas...VIVA LA VIDA

João Costa disse...

Isto deixou de trabalhar porque eu andei de barco e montei as gajas...VIVA LA VIDA

Rui Barros disse...

Pena tenho que este projecto tenha acabado porque o pelamis desapareceu dentro do cu do Ramalho!!

Afonso Coelho disse...

Não foi no do Ramalho. Felizmente foi no meu. O meu colega neves foi o meu parceiro.

Agora passo o tempo todo no porto de leixões a roçar me nelas.

Fortunato Noronha disse...

E eu que passei tantos chegues para o Rui Barros e o Leocádio pagarem almoços de frango...