...
"...estudo elaborado pela Aeroports de Paris em 1999 (que recomenda a localização do NAL no Rio Frio e que classifica a Ota como pior opção)..."
...
"...em que relatório se encontra a recomendação da Ota como melhor localização para o novo aeroporto por comparação com as outras alternativas possíveis (Rio Frio, Base Aérea do Montijo, Campo de Tiro de Alcochete, Poceirão)?"
...
5 comentários:
A OTA é uma palermice pegada.
Face às novas tendências do mercado em Transporte aéreo e nas implicações ambientais, Portugal precisa de um aeroporto barato fora das zonas habitacionais para vôos low cost e mercadorias.
- desafectação de 517 hectares de Reserva Ecológica Nacional (REN);
- destruição do coberto vegetal, incluindo o abate de cerca de 5000 sobreiros;
- movimentação de 50 milhões de m3 de terra (equivalente a cobrir o concelho de Lisboa com uma camada de 60 cm);
- desvio e "encanamento" da Ribeira do Alvarinho, com uma bacia de 1000 hectares a montante do aeroporto;
- destruição do Paúl da Ota e impermeabilização de uma enorme zona húmida que regularmente alaga durante o Inverno;
- necessidade de expropriar 1270 hectares.
Isto é brincar com dinheiro que é de todos nós! Até parece que não estamos em época de contenção orçamental e pelos vistos sem fim à vista.
Estás mesmo revoltada!
A minha actividade profissional tem alguma coisa a ver com isso: Projectos de desenvolvimento regional.
Se tiveres interesse podemos trocar informação a esse respeito.
Um abraço
Revoltada não direi :)
Mas acho que decisões desta natureza devem ser discutidas e as pessoas devem ser conhecedoras das suas implicações. Acima de tudo para poderem ter uma opinião.
Conheço de perto os problemas da interioridade. Por que razão todos dos investimentos continuam a ser dirigidos para a capital e outras cidades do Litoral? A Beira Alta está mais próximo do centro da Europa, tem boas vias de comunicação, neste momento Lisboa não será mais interior?
Respondo-lhe de outra forma: A Beira Alta/Interior, está mais próxima de participar na economia do Ajuntamento de Salamanca do que nos projectos da região centro (Coimbra).
E para compreender isto é preciso observar o dinamismo económico das duas regiões.
Enviar um comentário