18 fevereiro 2007

"Diamonds are the girls best friend" ... ou não!



"Blood Diamond", um filme que pode ser muito interessante, pricipalmente ver quais são os limites do ser humano e que como cada um tenta concretizar os seus objectivos. Não pretendo fazer uma critica de cinema, deixo isso para quem sabe, mas neste filme houve um ou dois promenores que me despertaram atenção.

Primeiro, a sugerida a gestão dos stocks dos diamantes, para controlar a oferta e potencializar ganhos, como acontece com o petróleo. O estranho é que toda a genta sabe e toda a gente cala.
Outro ponto é como é que uma pedra atinge tal valor monetário? Sim porque um diamante é uma pedra, numa situação de sobrevivência uma banana é mais valiosa do que diamantes.
a
Terceiro, não sei qual poderá ser o efeito do filme no mercado de diamantes, mas penso que será reduzido, como tem sido o efeito dos filmes sobre o racismo, violência, ... Mas já repararam que cada vez estão mais na moda os filmes de causas??? Estes filmes normalmente eram alternativos, mas actualmente a academia rendeu-se a estes filmes bem como os grandes estúdios. Vejam os nomeados a melhor filme do ano transacto. Parece-me que descobriram um filão, as causas, e que a causa que realmente defendem é a causa própria? Uma vez um professor de Ética, é sempre bom ouvir realidades distintas, disse-me:
a
"para as grandes firmas, ainda bem que há pobrezinhos" ...

Sem comentários: