13 outubro 2006

Cuidado com o choque...tecnológico!!!!

Como todos têm visto, foi apresentado, com grande pompa e circunstância, o programa MIT, instituto tecnológico mais prestigiado dos Estados Unidos.

Mas aquilo que não foi dito é que o programa não atraiu apoios financeiros privados, em Portugal. O dinheiro dos contribuintes será a principal alavanca do novo modelo económico nacional baseado em conhecimento e inovação já que as empresas portuguesas, mesmo as mais inovadoras, mostram pouca vontade em liderar financeiramente o processo e os riscos inerentes em investir nessas áreas, como ontem provou um ‘ranking’ da Comissão Europeia sobre investimentos em I&D no sector privado.
Dois outros protocolos com universidades dos EUA, Carnegie Mellon e Austin no Texas, que serão anunciados em breve. O Governo avançará com uma linha de 140 milhões de euros para os próximos cinco anos financiada "maioritariamente" pelo OE mas não há referência a participações monetárias por parte das empresas.

O programa inclui sete universidades (Lisboa, Porto, Coimbra e Minho) e 26 institutos e centros de investigação nacionais. Pergunto: Onde está a UBI? Como sempre á margem destas negociações (que são feitas com o dinheiro de todos). Porquê? Por falta de vontade dos seus órgãos dirigentes, por falta de qualidade da instituição, ou por força de lobbies?
Dri do Xxxico

4 comentários:

Anónimo disse...

Dri, não conhecia esta tua faceta para o jornalismo!! Em relação à UBI ficar de parte neste projecto, não me parece q se deva à falta de qualidade da universidade, acho q se deve, ao facto da UBI não precisar deste tipo de programas...dah!!!!

Em relação ao encontro, fico á espera das datas, eu quero ficar para último, para n ficar confusa!!!

Beijos

Anónimo disse...

A Claúdia é uma mulher de fé... Sim, de facto a UBI por si só já é uma grande instituição!!! Claro que devido aos seus estudantes, principalmente nós:)

Sabes, tenho tido uma dicas da minha mana...

Anónimo disse...

Mas ouve la!!! Que jornais andas a ler?? Isso faz-te mal!!! Começa a ler livros de banda desenhada!!!!!


A 2000Km de distancia

Anónimo disse...

Ouve lá anonymous a 2000Km, queres porrada é? Vem cá!Falas, falas, falas, mas dizes nada...
Anda que eu cá te espero...se fosse a ti já tava com medo, mt medo :)