30 novembro 2006

28 novembro 2006

Pensamento da semana!

Um homem terá pelo menos dado a partida para a descoberta do sentido da vida humana, quando começar a plantar árvores frondosas sob as quais sabe, muito bem, que jamais se sentará.

D. Elton Trueblood

25 novembro 2006

Luta contra a pobreza!

A proposósito da campanha deste fim-de-semana, para o banco alimentar contra a fome, conhecem esta organização?



Cada país têm o seu próprio video!
Se quiserem ver o video nacional, ver aqui ou o site oficial, aqui!

24 novembro 2006

Sob o signo sagitário!


Sagitário tem uma natureza generosa, por vezes ingénua, aprecia o mundo que o rodeia e acredita na sorte. Tem grande tolerância com os outros e é confidente natural embora nem sempre consiga guardar segredo. Contudo, boa fé é coisa que não lhe falta e a sua intenção é sempre a melhor.
A liberdade é oxigénio, não aceita nenhum tipo de pressão, não é, de forma alguma, indisciplinado; é cumpridor e recto. Tem uma presença forte, vital, com muita extroversão. É encantador, simpático e gentil. O seu maior inimigo é o tédio. O que mais deseja é alargar a visão, outro país, outra cultura. Daí, a enorme necessidade, tão natural, de viajar, conhecer países e pessoas completamente diferentes do lugar onde nasceu.
É um justiceiro, que luta pelos fracos e oprimidos, mas também impõe a lei, gosta de fazer justiça com seu exemplo e seu julgamento. Nas competições, estabelece estratégias brilhantes – um recurso particularmente importante no desporto.

Interior ou Litoral?

Por que razão todos dos investimentos continuam a ser dirigidos para a capital e outras cidades do Litoral? A Beira Alta está mais próximo do centro da Europa, tem boas vias de comunicação, neste momento Lisboa não será mais interior?
Desta forma é muito dificil, os salários são baixos, a oferta é escassa e as pessoas são obrigadas a ir à procura de outros locais para trabalhar. Quase sempre a Capital! Onde a oferta de emprego é maior, os salários também são maiores...o tempo livre também é maior, mas não existem grandes alternativas onde o gastar!
Poucos são aqueles que ficam, sempre na espectativa da melhoria, ou simplesmente porque não querem essa forma de vida. A azafama do dia-a-dia, a falta de tempo de qualidade, a necessidade de trabalhar horas a fio, para pagar tudo aquilo que os rodeia, até o ar que respiram.
Parece-me que é o resultado da centralização de bens e serviços durante anos. Será que ainda é possivel mudar esta tendência?

22 novembro 2006

Sob o signo Escorpião!


Dinâmico, administrador de crises, para as quais sempre encontra soluções, detesta perder o controle dos fatos, da realidade, pois confia demais na sua intuição animal. Dizem que escorpião é um signo relacionado ao sexo e à morte e o paralelo é que o sexo em seu ápice é como a pequena morte, que marca uma etapa além da qual, todos se transformam. Daí a necessidade de intensidade, de experiências transformadoras, a coragem de enfrentar as perdas e a grande paixão pelas idéias, pessoas ou causas que abraçam, nas quais mergulham até o fim para conseguir a sua realização.

21 novembro 2006

Vencer o analfabetismo a qualquer custo!!

A partir do próximo ano, para concluir o 12.º ano basta ter mais de 18 anos e 3 anos de experiência profissional. Nestas condições uma pessoa pode dirigir-se aos "centros de reconhecimento, validação e certificação de competências" e se mostrar ser habilidoso e competente conferem-lhe o 12.º ano.
Não faltará escolha, porque o Governo ambiciona criar 270 centros. Nesta matéria, a ambição é tanta que até 2010 pretende que 650 mil adultos passem por estes centros para obter um diploma do ensino básico ou do ensino secundário. Trata-se, portanto, de uma receita que já é aplicada há alguns anos no ensino básico e que agora é estendida ao 12.º ano. Ficaremos então todos muito competentes e contentes. Venceremos a batalha da competitividade e do analfabetismo, pelo menos estatisticamente.
Até aqui, tudo muito bem, pelo menos tolerável, só que este diploma também confere a possibilidade de continuação de estudos no ensino superior!
Inacreditável, até agora eram precisos 12 anos de estudos, em diversas matérias, agora é preciso apenas 18 anos e três no mercado de trabalho...

20 novembro 2006

Função Pública!

Segundo os últimos números, divulgados pelo Governo, referentes à Administração Central, Portugal é o país que tem o maior número de funcionários públicos por habitante: existe um funcionário para cada 17,6 cidadãos.
Mesmo assim não é sinónimo de qualidade na função pública! Será que este facto está relacionado com o défice??
Mas claro, a preocupação continua apenas com a defesa do lugar, com progressões automáticas consoante os anos de serviço e se possível chegar à idade de reforma com uma quantia bem choruda. Esta semana deve haver por aí outra greve!!!

19 novembro 2006

Boa semana!

Pois é, o fim de semana está a acabar... e nova semana de trabalho para começar!
Como não temos alternativa, temos que trabalhar para viver... tentemos fazê-lo da melhor maneira, nem sempre é uma tarefa fácil... mas inevitável!
Em vez de ser a terrivel segunda-feira, em faltam quatro fatídicos dias até sexta e se contam os minutos em contagem decrescente...porque não pensar: "Ainda tenho mais quatro dias que podem mudar toda a minha vida!"

17 novembro 2006

Investimento em energia nuclear é urgente em Portugal!

Trabalho do professor da UBI, Tessaleno Devezas, um dos investigadores versados na obra “Nuclear – O debate sobre o novo modelo energético em Portugal”.

A obra editada pelo Centro Atlântico é lançada hoje, na Livraria Bertrand do Picoas Plaza, em Lisboa. Sob o tema “O Século de transição para um mundo sem petróleo: A Voz dos Futuristas”.

Será este o caminho correcto ou irremediavelmente o necessário?

16 novembro 2006

Vida a todo o custo ou o mínimo de qualidade de vida?

Médicos questionam a viabilidade de manter nos cuidados intensivos bebés prematuros.
Os médicos e a sociedade britânica questionam-se sobre se é viável manter nos cuidados intensivos bebés prematuros de 22 semanas, ou menos, e se não estará a medicina a prolongar-lhes a vida, correndo o risco de ficarem com deficiências graves. A polémica surge após a divulgação o relatório da Niffield Council on Bio-ethics.
O relatório da Niffield Council on Bio-ethics apresenta novas conclusões: depois de dois anos de estudo, o grupo de especialistas independentes recomenda que até às 22 semanas, os prematuros não devam ser ressuscitados ou mesmo sujeitos aos cuidados intensivos. E às 23 semanas os pais devem ser consultados antes de se tentar prolongar a vida do bebé.

13 novembro 2006

Inquietude...

“Uma vida não questionada não merece ser vivida”.

Platão

09 novembro 2006

Nova campanha publicitária

"AIDS is still out there and it still kills."


Autor de blog em tribunal

O Tribunal da Covilhã começou quarta-feira a julgar uma queixa-crime por difamação, calúnia e injúria movida pelo presidente da Câmara local, Carlos Pinto, contra o alegado autor de um blog na Internet.
Segundo a agência Lusa, no banco dos réus vai estar um morador da vila da Boidobra, junto à cidade, indiciado pelo Ministério Público como autor do blog «Chicken Charles - o anti-herói» (http://covilhas.blogspot.com).
O site contém dezenas de artigos publicados entre Maio de 2004 e Fevereiro de 2006, apresentados como as confissões de uma personagem designada de «Chicken Charles», o galo «que é Dono do Galinheiro da Quinta da Covilhã» e que «controla todas as galinhas».
A queixa-crime considera que os artigos representam um elevado «grau de ofensa na honra, prestígio e confiança» do autarca.Carlos Pinto alega ter sido sujeito a situações de «vexação», sendo «motivo de todas as conversas, chacotas e cochichos», por causa do blog.
No processo, Carlos Pinto pede uma indemnização «não inferior» a vinte mil euros e justifica o valor pedido por causa dos artigos «difamatórios sobre a vida privada e política» exibidos no blog.O presidente da Câmara diz ser acusado da «utilização de dinheiros e obras públicas para fins particulares», nomeadamente nos artigos intitulados «O casamento da minha franguinha» e «Os meus Amores».
Para o autarca, «a sistematização dos textos» revela «um objectivo preciso» de humilhação do seu nome «e não apenas uma brincadeira». Por outro lado, a informação utilizada sugere, para o autarca, que foram utilizadas fontes locais.«Quem não se sente, não é filho de boa gente», acrescentou o presidente da câmara, ao justificar a acção judicial que moveu. O autarca diz que o conteúdo do blog lhe provocou problemas de saúde, mesmo ao nível físico.

O xadrez vs negócios

Garry Kasparov (campeão mundial de xadrez) veio a Portugal enfrentar, em simultâneo, 20 adversários que tinham um objectivo em comum: sobrevivência, porque perder era uma questão de tempo!! Entre eles, quatro gestores, dois economistas e um historiador, todos eles são parentórios: "Este jogo força as pessoas a tomar decisões e a ter um raciocinio analitico muito forte".
O campeão mundial deixou ensinamentos para vencer no tabuleiro, mas também nos negócios. O xadrez e a vida não se regem por regras matemáticas, para tal, deixa quatro recomendações:

1 - Fazer auto-análise
A prioridade número um é sermos honestos com nós mesmos, não há maior erreo do que deixar de analisas o nosso próprio jogo. Essa é a condição para um gestor perceber se é melhor do que o adversário e se pode ganhar!

2 - Seguir a intuição
Kasparov alerta para o perigo de os gestores basearem os seus passos só nos dados que recolhem, esquecemdo um elemento essencial para decidir: a criatividade humana. É a intuição que faz um visionário, senão não passariamos de microprocessadores.

3 - Desconfiar do sucesso
O sucesso presente é a maior ameaça do sucesso futuro. Conquistar a vitória não significa que não se cometam erros. Mas, muitas vezes, os empresários ficam acomodados ao sucesso e não evoluem. Apenas significa que o nosso adversário cometeu erros maiores do que os nossos.

4 - Identificar as falhas
Reconhecer que se está a ir na direcção errada é um sinal de liderança. Só os grandes lideres conseguem admiti-lo. Os gestores que conseguem corrigir os erros antes que seja tarde de mais, têm mais tempo para arranjar alternativas e reduzir as perdas.

06 novembro 2006

Estudo

Um estudo recente revela que os antigos alunos da UBI demonstram uma enorme insatisfação para com a instituição que os formou, atribuindo-lhe apenas 2,76, numa escala de 1 a 7!!!

E vocês?? O que acham?

05 novembro 2006

Toda a verdade...

Para os homens que acham que as mulheres da televisão, das revistas, etc...são lindas de morrer!!

Aqui está, vejam de onde surgem, pois elas na verdade não existem!!! :)


Pensamento da semana

O que nos leva a amar as novas pessoas que conhecemos é menos o cansaço que temos das velhas ou o prazer de mudar, do que o desgosto de não sermos bastante admirados pelos que nos conhecem demais e a esperança de sê-lo mais pelos que não nos conhecem tanto.

(La Rochefoucauld)

04 novembro 2006

Um olhar do céu!



Os membros desta bela comunidade, como é normal, têm andado muito ocupados. Muito trabalho, preocupações, coisas cuja resolução é essencial, mas não se limitem a isso.

Faço este post apelando a uma reflexão interior acerca da vida. Às vezes é bom procurar perpectivas diferentes, para tal aconselho a leitura deste artigo:
http://www.correiodamanha.pt/noticiaImprimir.asp?idCanal=19&id=140240

E quando um olhar como este está no céu???

"A um filho que perde o pai chamamos orfão. Mas que nome damos a um pai que perdeu o filho?" , há dores muitos fortes, para que nem sequer há palavras que a caracterizem."

A associação a "Nossa Âncora" é uma verdadeira lição de vida em que perante uma das dores mais agonizantes, houve alguém que no desespero se lembrou dos outros, se lembrou de ser produtivo, de lutar de tornar o mundo um pouco melhor.

"A sua filha foi a 279ª vítima do acidente número 3002 do Itinerário Principal Nº 5A", números...mas e os sonhos desta criança, as esperanças desta criança e o olhar desta criança que nos protege do céu?Não reduzam as pessoas a números, não se contentem com males menores, dêem valor às pessoas e lutem para se superarem, pois o sucesso de uma vida não se mede pela quantidade de choros na despedida, mas pela quantidade de sorrisos na vida.

"De entre as muitas coisas que encontrou escritas pela filha depois de morrer, houve uma frase que a ajudou a caminhar: O mundo sem mim seria pior." Colegas tenho a certeza que o mundo sem vós seria bastante pior, não deixem que isso mude, abraçem a diferença, atrevem-se a ser mais. Fica a nota não se esqueçam dos amigos, quando puderem estiverem para aí virados participem, pois é bom ouvir-vos falar.

Não se pode viver sem trabalhar, mas viver para trabalhar também não é vida ... lembrem-se que a beleza não surge do diluvio, nem sobre o Sol tórrido. A verdadeira beleza surge no meio termo, no arco-iris :) e não será a amizade e o amor os arco-iris desta vida???

Great Houdini

03 novembro 2006

Filmes made in UBI...

Ao que parece teremos, em breve, filmes com grande qualidade com certeza, pois por cá só se fazem coisas de qualidade :)

A Universidade da Beira Interior e o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia assinaram um protocolo onde o ICAM se compromete a apoiar financeiramente, no mínimo, dois filmes realizados por alunos finalistas da licenciatura em Cinema da UBI. Este apoio passa por ajudas financeiras para a promoção, edição e legendagem dos filmes, que podem ser apresentados em película ou vídeo.

Mas por cá já se vai fazendo qualquer coisa!
Vejam:
http://www.utensiliosdoamor.web.pt/ ; http://www.rupofobia.web.pt/ ; http://www.cybercentro-covilha.pt/karma



Extramuros

Extramuros 2006 é a exposição de escultura contemporânea que vai estar até ao final do mês de Novembro no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior.

Esta exposição internacional foi inaugurada dia 31 de Outubro e integra o projecto de cooperação transnacional “Escultura e Paisagem no Arco Atlântico”, envolvendo Portugal, Espanha e Inglaterra.

02 novembro 2006

01 novembro 2006

As novas maravilhas do mundo!

Já participaram na votação para as novas 7 novas maravilhas do mundo?
Então podem fazê-lo em: www.new7wonders.com
Querem fazer as vossas apostas? Boa sorte.