13 junho 2007

Foto do dia - Escultura viva

Do mesmo autor que o post abaixo.
É uma galeria que vale a pena espreitar!!
Não só pelo conteúdo agradável ao público masculino (como tenho lido por aí) mas pela criatividade e belissimo trabalho do autor.

Num país grande, construções grandes!!

A barragem Três Gargantas é a maior do mundo, dentro do deste género, construída no Rio Yangtzé, o maior da China.

A barragem só estará totalmente operacional a partir de 2009 e espera-se que venha a produzir um décimo do total das necessidades energéticas do país. A obra foi concluída em 20 de maio de 2006, seis meses antes do prazo previsto e foi aplicado um rígido controle de qualidade, para garantir que a obra não tenha nenhum risco potencial na sua futura operação.

Iniciada em 1993, a controversa barragem começou a funcionar em Junho de 2003, o que obrigou ao deslocamento, por essa altura, de cerca de 700 mil pessoas no perímetro da albufeira. De então para cá, esse número subiu quase para o dobro.

As autoridades desvalorizam os aspectos negativos na conservação de espécies e poluição, em vez disso põem a tónica no controlo que a barragem vai permitir sobre as cíclicas e devastadoras cheias causadas pelo regime de chuvas na bacia do maior rio do mundo.

Perto disto o nosso Alqueva, que tanto deu que falar, parece um pequeno lago! De facto, não poderia tratar-se de uma obra nacional, se reparam bem: terminou seis meses antes do prazo previsto e foi aplicado um rígido controle de qualidade!!

12 junho 2007

Estes é que são os presidentes da Junta ...

sacado aos Arrochadas

Bem vindo à Recruta

O Tertúlias define-se como um "Um encontro de pensamentos! Partilha de interesses e inquietações...", Certamente que estes interesses e inquietações vão ser bastante alargados com a chegada de um novo tertuliano.

Responde pelo nome de Alexius e acusa o blog de intelectualismo, mas certamente que é uma acusação futura, pois só com a sua entrada o Tertúlias pode aspirar a essa dimensão!

Alexius Meinong o original, foi um filósofo austríaco, com trabalho também na Psicologia, Lógica e Metafísica. Ganhou a sua notoriedade pela formulação da teoria de objetos não-existentes, "Doutrina Aussersein". Esta consiste em: "há objectos dos quais é verdade que não há tais objectos ... os objectos estão além do ser e do não-ser ... o vazio não é um mero nada ..."
Ou seja, para se ter caracteristicas não se precisa de existir, imaginemos unicórnios, personagens de ficção, responsabilidade e consequências na política portuguesa.

É isto que podem esperar, caos, confusão, considerações existencialistas e muitas boas participações. A imagem que se pode ter dele é semelhante ao quadro de Dali "Cabeça Rafaelesca Estalando".

BEM VINDO - Bons espasmos de criatividade e singuralidade

"Há uma fina linha entre genialidade e loucura. Eu apaguei essa linha."

- Oscar Levant

Conceitos Criativos VIII - Sombras

O mesmo conceito - finalidades diferentes!


sacado ao Director

Exposição



Aqui as palavras sobram. Querendo e podendo olhem para dentro a partir fora.
Fica aqui uma das muitas curiosidades que se podem aprender na exposição:
"Os ossos das crianças crescem mais rapidamente durante a Primavera"

Patente no Palácio dos Condes do Restelo, no nº 42 da Rua da Escola Politécnica, em Lisboa.

Festa das cores



Numa altura em que o fotoshop toma as rédeas das nossas fotos, aqui vai uma à moda antiga. Uma máquina Reflex com um rolo especial, provavelmente em Velvia.

A Holanda para ti, Fujiko.

11 junho 2007

Recruta, apresente-se!! Ponha-se em sentido, que diabo!!

As mais altas instancias de poder neste blog tiveram a feliz (ou infeliz?!?) ideia de conspirar uma cabala, para me trazer, e fazer parte desta equipa, ja por si recheada de grandes valores.
Houve clausulas pagas, rescisoes por mutuo acordo, salarios ridiculos, luvas exorbitantes, seguro dentario, licença de parto... o costume no caso de uma transferencia milionaria.

E diz de repente um coro de vozes: "ham ?? nao sejas ridiculo..."
É a mais pura verdade digo-vos! palavra!
Venho tentar dar o meu contributo a esta grande equipa da qual tenho todo o gosto em representar.
"e como ?" perguntam eles. Dando um vislumbre da minha infinita criatividade e sapiencia...
"hahaha não me faças rir!"
"qual quê! eu tambem fazia isso ao pé coxinho"
(mas quem é me cala estes tipos... chiça que irritante...)

Bom, mas onde é que eu ia? O blog tem um ambiente tão familiar e intelectual, que nao sei se me vou conseguir encaixar :S no entanto vou tentar dar o meu melhor...
Ora entao, onde é que eu durmo? No sofá? Arranjem-me aí espaço para montar a tenda e pendurar as piugas ;)

E fez-se magia...

Ao longo do tempo, o conceito de magia foi evoluindo. A arte de iludir, que já foi chamada de escapismo, é usada hoje, basicamente, como entretenimento. Ela cria ilusões que surpreendem, sobretudo porque o mágico faz algo que escapa à lógica comum, como se tivesse poderes sobrenaturais. Quem popularizou esta arte foi Harry Houdini, o mais famoso mágico de todos os tempos.

Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, (Budapeste, 24 de Março de 1874 — Detroit, 31 de Outubro de 1926) considerado até hoje o maior mágico que já existiu.

Fez números nos quais se libertava não só de algemas, mas também de correntes e cadeados, dentro de caixas, dentro de tanques fechados; dentro e fora d'água, de todo o jeito. Fez um sucesso enorme e ninguém até hoje conseguiu desvendar seus truques por completo, mesmo depois dele ter escrito boa parte dos segredos em livro.


Recycle

Foto pescada aqui

Ainda Portugal

O Dia de Portugal está ainda fresco, embora para alguns tenha passado despercebido, pois calhou ao Domingo.
.
Como já referi aqui a aposta de Portugal deve ser: construir o futuro e não ambicionar o passado.
.
Os feitos deste povo são enormes, mas tal não nos deve pesar nos ombros, deve inspirar e aumentar a nossa ambição. Conhecer a história de Portugal é sempre útil e necessário. Para os preguiçosos fica a versão resumida =)

vídeo sacado ao Blasfémias

"Alma Lusitana já temos. O que nos faz falta, mesmo, é um projecto Lusitano!"

Margarida Corrêa de Aguiar in 4Républica

Tudo bem que é segunda-feira, muitos de vocês têm a agenda preenchida, mas arranjem lá um tempinho para criar o projecto Lusitano, antes que apareça o Projecto Ibéria.

Mandamento ecológico

A igreja usualmente é criticada por ser demasiado lenta. Aborto, homosexualidade, uso de preservativo, sexo com várias mulheres ao mesmo tempo, ordenação de mulheres, não existir um voto de pobreza em todo o clero - são alguns dos temas em que a religião católica é acusada de não ter evoluido.

Finalmente há um tema em que o catolicismo, acompanha a sociedade ... a tendência eco, a necessidade de defender o meio ambiente. É oficial, poluir é pecado.

mais inf. neste artigo dica Jumento

.
Fez-se luz ... católicos ou não, este é um bom princípio - respeitar o Meio Ambiente.

10 junho 2007

Foto do dia - Liberdade!

(aqui)

"...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda..."

Cecília Meireles

Excertos Poéticos

Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.
.
Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.
Sentir tudo de todas as maneiras.
Sentir tudo excessivamente,
Porque todas as coisas são, em verdade, excessivas
E toda a realidade é um excesso, uma violência,
Uma alucinação extraordinariamente nítida
Que vivemos todos em comum com a fúria das almas,
O centro para onde tendem os estranhas forças centrífugas
Que são as psiques humanas no seu acordo de sentidos.
.
Quanto mais eu sinta, quando mais eu sinta como várias pessoas,
Quanto mais personalidade eu tiver,
Quanto mais intensamente, estridentemente as tiver,
Quanto mais simultaneamente sentir com todas elas,
Quanto mais unificadamente diverso, dispersamente atento,
Estiver, sentir, viver, for,
Mais possuirei a existência total do universo,
Mais completo serei pelo espaço inteiro fora.
Mais análogo serei a Deus, seja ele quem for,
Porque, seja ele quem for, com certeza que é Tudo,
E fora d'Ele há só Ele, e Tudo para Ele é pouco.

...

Alvaro de Campos

Portugal

foto sacada ao Jumento
Hoje é um bom dia para pensar o que é ser português, mas sem nacionalismos bacocos!

Não devemos ter orgulho de ser portugueses, devemos sim fazer com que Portugal se orgulhe de nós sermos portugueses. Só assim dignificaremos o nosso povo, que é bem mais que o futebol.

09 junho 2007

BuenaYork Project - Uma forma de vida

No seguimento de um post mais antigo, com um exemplo de forma de vida ou negócio de vida, como lhe quiserem chamar, coloco um outro exemplo, desta vez, de um português! Trocou a vida rotineira de engenheiro informático, interrompida aqui e ali por curtas mas aventureiras viagens de férias, por algo radical, segundo Gonçalo Gil Mata, um salto muito reflectido, mas sem grande pára-quedas.
.
«Esta é a grande aventura da minha vida. Uma gigantesca travessia de mota que liga Buenos Aires a Nova York, a solo, durante 7 meses. 35.000km que percorrem mais de 15 países, cruzando a espantosa diversidade cultural e geográfica do imenso continente americano.»
.
«...exultar a satisfação de viver, num mundo em que não encontro um lugar definido para o sentido da existência.»
.
pescado em EmocionalTur

DJ Houdini - Estrelas

Uma músiquinha para o fim de semana. Para relembrar um comentário educativo do Alex neste post, que inclui este conceito :

"todos somos feitos de estrelas" - inclusivé eu =) ... Inspirador!

Há coisas estranhas, não há?

Ele há coisas do Arco da velha:
.
Afeganistão - dois militares portugueses sofreram ligeiras escoriações na sequência de uma emboscada.
.
IP4 - três mortos e um ferido ligeiro foi o balanço de uma colisão frontal.
comparação sacada ao Arrochadas
.
Por vezes a realidade é surreal, parece um quadro do Dali. Recordo-me sempre das palavras de realizador, que tinha acabado um filme baseado numa história verídica:
.
"O filme ficou muito bom, tive foi de fazer uma série de alterações à história original, para o filme não parecer ficção"

A invenção da Roda


A senhorita Tania Dervaux, está de volta com outra idéia inovadora. Para quem não conheçe a primeira idéia, siga este link Acreditem ou não, esta invenção é mais importante que: a roda, a imprensa moderna ou até mesmo que as pontes nos feriados.

Preparem-se ...

... esta senhorita escreveu um filme, que vai criar todo um novo género o IP - "Intelectual Porn", vai ser mais revolucionário que o "Matrix". Este novo género pretende ser familiar. Porno e familia na mesma frase ??? Curioso, não é?

Sinopse está já disponível: " um filme sobre o amor, a amizade e todas essas merdas profundas"

Sim sra, lá criatividade não lhe falta! Assim se vão perdendo diálogos clássicos, de grande teor literário, como:

Ela: -Olá!
Ele: -Olá, como te chamas?
Ela: - (sons estranhos)

FIM

Mais inf. aqui, idéia sacada ao Jumento

08 junho 2007

A primeira manifestação de democracia!


Decidi escrever estas palavras porque há situações às quais não somos indiferentes e esta é uma delas.
A situação vivida pela professora é uma história triste, triste demais.
Noutros tempos eram reformas antecipadas, reformas por não se querer fazer nenhum, reformas compulsivas a uma "certa gente", para não dizer outra coisa, as quais atingiam nalguns casos, segundo a OCDE, os 113%!!! Ou seja bom bom era ser reformado, e é para alguns tachistas que o nosso país governa. É como um certo ditado que podia e devia dizer: Um tachista sustenta o outro (versão adaptada). Com as novas contas passamos de 113% para 70%. O nosso sistema chama-se democracia, certo? Hmmm... peço desculpa mas às vezes uma pessoa esquece-se...

Triste país quando uma professora chega ao ponto que chegou. Triste país quando uma mãe, por revolta e desespero mergulha do espichel abaixo porque este país não garante condições à sua filha deficiente desde o nascimento.

Revolta? Bom já não sei que diga. No entanto há um episódio social que não me esqueço e que nestas situações relembro de modo muito peculiar. Recebi uma educação que considero irrepreensível e no dia que o militante do PS, Francisco de Assis, foi a Felgueiras e levou um "aperto" considerei que tinha assistido a um acto profundamento imoral e anti-democrático. Hoje penso diferente. Penso aliás que foi, provavelmente, o primeiro acto democrático (fora a banalidade das eleições) que assiti nestes meus verdes anos. Aquele aperto recolocou o poder de decisão nas mãos do povo. Não digo que estou de acordo com esse tipo de resolução de conflitos, nem que aquela gente seja a fina flor ou exemplo para todos nós, mas mostraram que às vezes o respeito ganha-se de novo por essa via. Foi como se aquela situação equilibrasse de novo a balança democrática.

É triste isto que escrevi, mas mais triste é ler os casos que dia após dia surgem e que resultam duma incapacidade incrível, intolerante e repugnante dos que se dizem governo de governar. Não acham?