10 junho 2007

Excertos Poéticos

Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.
.
Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir.
Sentir tudo de todas as maneiras.
Sentir tudo excessivamente,
Porque todas as coisas são, em verdade, excessivas
E toda a realidade é um excesso, uma violência,
Uma alucinação extraordinariamente nítida
Que vivemos todos em comum com a fúria das almas,
O centro para onde tendem os estranhas forças centrífugas
Que são as psiques humanas no seu acordo de sentidos.
.
Quanto mais eu sinta, quando mais eu sinta como várias pessoas,
Quanto mais personalidade eu tiver,
Quanto mais intensamente, estridentemente as tiver,
Quanto mais simultaneamente sentir com todas elas,
Quanto mais unificadamente diverso, dispersamente atento,
Estiver, sentir, viver, for,
Mais possuirei a existência total do universo,
Mais completo serei pelo espaço inteiro fora.
Mais análogo serei a Deus, seja ele quem for,
Porque, seja ele quem for, com certeza que é Tudo,
E fora d'Ele há só Ele, e Tudo para Ele é pouco.

...

Alvaro de Campos

Portugal

foto sacada ao Jumento
Hoje é um bom dia para pensar o que é ser português, mas sem nacionalismos bacocos!

Não devemos ter orgulho de ser portugueses, devemos sim fazer com que Portugal se orgulhe de nós sermos portugueses. Só assim dignificaremos o nosso povo, que é bem mais que o futebol.

09 junho 2007

BuenaYork Project - Uma forma de vida

No seguimento de um post mais antigo, com um exemplo de forma de vida ou negócio de vida, como lhe quiserem chamar, coloco um outro exemplo, desta vez, de um português! Trocou a vida rotineira de engenheiro informático, interrompida aqui e ali por curtas mas aventureiras viagens de férias, por algo radical, segundo Gonçalo Gil Mata, um salto muito reflectido, mas sem grande pára-quedas.
.
«Esta é a grande aventura da minha vida. Uma gigantesca travessia de mota que liga Buenos Aires a Nova York, a solo, durante 7 meses. 35.000km que percorrem mais de 15 países, cruzando a espantosa diversidade cultural e geográfica do imenso continente americano.»
.
«...exultar a satisfação de viver, num mundo em que não encontro um lugar definido para o sentido da existência.»
.
pescado em EmocionalTur

DJ Houdini - Estrelas

Uma músiquinha para o fim de semana. Para relembrar um comentário educativo do Alex neste post, que inclui este conceito :

"todos somos feitos de estrelas" - inclusivé eu =) ... Inspirador!

Há coisas estranhas, não há?

Ele há coisas do Arco da velha:
.
Afeganistão - dois militares portugueses sofreram ligeiras escoriações na sequência de uma emboscada.
.
IP4 - três mortos e um ferido ligeiro foi o balanço de uma colisão frontal.
comparação sacada ao Arrochadas
.
Por vezes a realidade é surreal, parece um quadro do Dali. Recordo-me sempre das palavras de realizador, que tinha acabado um filme baseado numa história verídica:
.
"O filme ficou muito bom, tive foi de fazer uma série de alterações à história original, para o filme não parecer ficção"

A invenção da Roda


A senhorita Tania Dervaux, está de volta com outra idéia inovadora. Para quem não conheçe a primeira idéia, siga este link Acreditem ou não, esta invenção é mais importante que: a roda, a imprensa moderna ou até mesmo que as pontes nos feriados.

Preparem-se ...

... esta senhorita escreveu um filme, que vai criar todo um novo género o IP - "Intelectual Porn", vai ser mais revolucionário que o "Matrix". Este novo género pretende ser familiar. Porno e familia na mesma frase ??? Curioso, não é?

Sinopse está já disponível: " um filme sobre o amor, a amizade e todas essas merdas profundas"

Sim sra, lá criatividade não lhe falta! Assim se vão perdendo diálogos clássicos, de grande teor literário, como:

Ela: -Olá!
Ele: -Olá, como te chamas?
Ela: - (sons estranhos)

FIM

Mais inf. aqui, idéia sacada ao Jumento

08 junho 2007

A primeira manifestação de democracia!


Decidi escrever estas palavras porque há situações às quais não somos indiferentes e esta é uma delas.
A situação vivida pela professora é uma história triste, triste demais.
Noutros tempos eram reformas antecipadas, reformas por não se querer fazer nenhum, reformas compulsivas a uma "certa gente", para não dizer outra coisa, as quais atingiam nalguns casos, segundo a OCDE, os 113%!!! Ou seja bom bom era ser reformado, e é para alguns tachistas que o nosso país governa. É como um certo ditado que podia e devia dizer: Um tachista sustenta o outro (versão adaptada). Com as novas contas passamos de 113% para 70%. O nosso sistema chama-se democracia, certo? Hmmm... peço desculpa mas às vezes uma pessoa esquece-se...

Triste país quando uma professora chega ao ponto que chegou. Triste país quando uma mãe, por revolta e desespero mergulha do espichel abaixo porque este país não garante condições à sua filha deficiente desde o nascimento.

Revolta? Bom já não sei que diga. No entanto há um episódio social que não me esqueço e que nestas situações relembro de modo muito peculiar. Recebi uma educação que considero irrepreensível e no dia que o militante do PS, Francisco de Assis, foi a Felgueiras e levou um "aperto" considerei que tinha assistido a um acto profundamento imoral e anti-democrático. Hoje penso diferente. Penso aliás que foi, provavelmente, o primeiro acto democrático (fora a banalidade das eleições) que assiti nestes meus verdes anos. Aquele aperto recolocou o poder de decisão nas mãos do povo. Não digo que estou de acordo com esse tipo de resolução de conflitos, nem que aquela gente seja a fina flor ou exemplo para todos nós, mas mostraram que às vezes o respeito ganha-se de novo por essa via. Foi como se aquela situação equilibrasse de novo a balança democrática.

É triste isto que escrevi, mas mais triste é ler os casos que dia após dia surgem e que resultam duma incapacidade incrível, intolerante e repugnante dos que se dizem governo de governar. Não acham?

Dia Mundial dos Oceanos

Hoje é o dia mundial dos Oceanos, obviamente este dia não podia passar em claro. Não fosse a fundadora do Tertúlias a Sea Spirit. Ainda bem que o Vaga Aberta nos recordou deste dia.
.
Os Oceanos têm uma carga poética enorme, e admito ter pouco talento para expressar todos os sentimentos inspirados por ele. Por isso este vai ser o primeiro post Wikipédia do Tertúlias, desafia-se os leitores a dizerem eles próprios o que lhes desperta os Oceanos.
.

Para abrir as hostilidades Ramus Nielsen disse:

"A natureza feminina é como os oceanos: cede à pressão mais fraca e suporta as cargas mais pesadas."

Indignação

Ás vezes o meu país só me parece um naco cheio de ar, pompa e circunstância. Tudo muito cuidado, muito vocabulário, muita eloquência. Assim se opta por trilha estratégicamente delineada, mas que vai dar não à salvação mas a um beco sem saída ... uma mão cheia de nada!

Este é um caso:

«Uma professora da Escola Básica 2/3 de Cacia, em Aveiro, a quem há pouco mais de um ano tinha sido diagnosticada uma leucemia, morreu no passado sábado, sem que a aposentação, pela qual batalhara, tivesse sido oficialmente decretada. Manuela Estanqueiro, de 63 anos, tinha sido notícia no CM em Fevereiro, quando a Caixa Geral de Aposentações (CGA) a obrigou a regressar ao trabalho, sob pena de perder o vencimento.»

Hoje li esta no Jumento e fiquei de boca aberta!!! pena é que neste país a palavra consequência tenha sido arrancada a ferros do diccionário.

Hoje não me falem no orgulho de ser português ...

Tormentas à vista!

Mais um Tertuliano se uniu à equipa de livres pensadores do Tertúlias - O Adamastor!

O Tertúlias abriu-te a porta, pois sabe que assim ganhará um sem fim de novas janelas.

O Adamastor original era um filtro, apenas o vergaram os heróis os incapazes ali ficavam. A sua natureza é fria, racional, mas reza a lenda que este gigante tem uma fraqueza, um amor impossivel, mostrando que até o mais poderoso ser padece dessa doença benigna, que é o amor.

O nosso "O Adamastor", como o ser em que se inspira, domina bem os campos dos factos, mas no profundo do seu ser fortes sentimentos compartem a sua composição!


BEM VINDO - Boas Tempestades!
.
Três vezes rodou imundo e grosso.
«Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?»
.
retirado de "O Mostrengo" de Fernando Pessoa
.
Ps: Como gostas de Anãs Brancas, fica este site que contem uma série de links úteis para os apreciadores como tu desta paixão! ... link

Foto do dia - vivacidade e elegância

E para contrariar um pouco o Houdini, que me associa sempre aos conceitos marítimos…:) e os meus interesses são muito mais vastos, aqui fica uma imagem de uma espécie que me fascina:

Cavalo - Raça Árabe

Portugal é um dos poucos países que souberam manter na raça os dons excepcionais de beleza, de carácter e de eficácia funcional e tenham desde sempre venerado o Puro Sangue Árabe, com o misticismo da sua origem, a magia das suas formas, a vivacidade, nobreza, inteligência e bondade do seu carácter, e com a sua influencia tão benéfica sobre todas as raças.

A Empresa Sustentável

A empresa sustentável é um livro que mapeia a ascensão da sustentabilidade no mundo os negócios e mostra porque o sucesso financeiro cada vez mais caminha de mãos dadas com as realizações sociais e ambientais.

Andrew Savitz comenta tantos os problemas reais com que se defrontam as empresas, quanto as soluções inovadoras que podem resultar da sustentabilidade.

Adopta uma abordagem rigorosa e intransigente relação aos fundamentos da ênfase no tríplice resultado das empresas, que tem inspirado a reinvenção de negócios em todo o mundo.

Editora: Campus/Elsevier
Distribuido: Dina LivroISBN: 978-85-352-2301-9
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 262

07 junho 2007

Anãs Brancas



Antes de mais, um abraço a quem me abriu, gentilmente, a porta desta sua "casa". Vou tentar escrever pouco para que nenhum vizinho venha reclamar do "barulho". Para me inaugurar vou buscar uma curiosidade da minha "arte" - Anãs Brancas.
Uma anã branca é o remanescente de uma explosão nuclear de uma gigante vermelha. A explosão resulta da impossíbilidade de prosseguir o processo nuclear de queima dos elementos, normal nas estrelas. Ao atingir um núcleo composto essencialmente por carbono e oxigénio, verifica-se o colapso da gigante vermelha da qual resulta uma nebulosa planetária (com aquelas cores magníficas) e o objecto deste post, uma anã branca.
Uma anã branca não é mais do que o núcleo remanescente de uma estrela que devido às suas características físicas, nomeadamente a sua massa, não teve capacidade de prosseguir a queima dos seguintes elementos.

Dados curiosos:

98% de todas as estrelas, incluindo o Sol, evoluem até à fase de anã branca. O núcleo de uma anã branca pode atingir os 150 000 graus kelvin e pode ser sete mil vezes mais luminoso do que o Sol. Devido a não efectuar qualquer tipo de queima nuclear, a anã branca está condenada ao arrefecimento progressivo. Uma anã branca pode ter facilmente um tamanho algumas vezes superior ao da Terra e é dos corpos celestes mais densos que se conhece (109 kg/m3) sendo que uma colher de chá de matéria de uma anã branca é o equivalente a 23 elefantes maduros empilhados uns nos outros.
A primeira anã branca foi descoberta em 1844 por Friedrich Bessel e denomina-se de Sirius B. Encontra-se presente no sistema de Sirius, sendo companheira num sistema binário da estrela alpha do Cão Maior da constelação de Sirius. Na imagem anterior é possível identificar a nebulosa resultante da explosão bem como a anã branca no centro do sistema.

Bem hajam e "get scienced"



06 junho 2007

Foto do dia - O mestre do disfarce!

Diz o autor da foto:

«...muito parecido com uma folha, no meio de plantas ele fica praticamente invisível, pra fazer a foto precisei retirá-lo da folha que se encontrava e colocá-lo em uma superfície que contrastasse com seu aspecto, senão não seria notado.» aqui

6 ideias para uma casa ecológica!

A revista Veja descobriu uma digna cidadã brasileira no interior de São Paulo que está a fazer o seu papel rumo a um mundo livre do aquecimento global inevitável. O nome dela é Cecília Bugan.


As inovações que ela aplicou na casa:

1. TIJOLO DE SOLO-CIMENTO

Por que é ecológico: seca ao sol - sem precisar ir ao forno a lenha. Numa casa como a de Cecília, a opção por esse tipo de tijolo poupou a queima de sessenta árvores.

.
2. MADEIRA COM CERTIFICAÇÃO DE ORIGEM

Por que é ecológica: vem com um selo que atesta que a madeira foi extraída sem degradar o solo nem o ambiente de onde foi retirada. A única diferença em relação a outras está no processo de extração.

3. SISTEMA DE ENERGIA SOLAR PARA AQUECER A ÁGUA

Por que é ecológico: gasta-se 30% menos energia elétrica, o investimento é pago em dois anos.


4. SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

Por que é ecológico: compensa investir no sistema. Além de ajudar a economizar na conta, é garantia de abastecimento de água para o futuro, quando esse se tornar um item mais escasso e caro.

5. ESTAÇÃO DOMÉSTICA DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Por que é ecológica: permite reaproveitar a água para tarefas do dia-a-dia, como a limpeza da casa. Na comparação com o sistema de captação de água da chuva, é mais caro e de uso mais restrito, se precisar escolher entre os dois, fique com o primeiro.


6. LÂMPADA FLUORESCENTE

Por que é ecológica: consome 80% menos energia do que uma lâmpada incandescente e dura dez vezes mais.

.
O QUE FICOU DE FORA (pelo menos por agora):
- Painéis de energia solar do tipo "fotovoltaico", capazes de abastecer a casa inteira de luz.

- Cano de propileno, um plástico mais leve cuja fórmula leva menos petróleo.

Aberto!!

Depois de um fim-de-semana mais prolongado, estamos de volta!

01 junho 2007

Fim-de-semana!

Fechado para descanso dos leitores!

Dia mundial da CRIANÇA

“a criança, por motivo da sua falta de maturidade física e intelectual, tem necessidade de uma protecção e cuidados especiais...”




Marilyn Monroe


Nome artístico de Norma Jean Baker, nasceu em Los Angeles a 1 de junho de 1926.

Tinha 1m e 66cm de altura, 94cm de busto, 61cm de cintura e 89cm de quadril. Apesar de sua beleza deslumbrante, suas curvas e lábios carnudos, Marilyn era mais do que um símbolo sexual na década de 50. Sua aparente vulnerabilidade e inocência, junto com sua inata sensualidade, a tornaram querida no mundo inteiro.


Mudança de mentalidades??

Um tribunal absolveu hoje uma mulher que, ao fim de 30 anos de uma vida de tormentos e reclusão, matou o marido, seu agressor e carcereiro. Segundo o advogado de defesa da ré, nesse dia ele tinha tentado matá-la a ela e às duas filhas, tendo pleno fundamento a alegação de legítima defesa. Contou ainda que, pelo terror das agressões, aquela mulher nunca tinha podido viver uma vida normal, que não saía à rua, não conhece as coisas mais simples da liberdade de movimentos.
...
Julgar um caso destes, decidir que os dois crimes sejam equiparados, reconhecendo-se a legítima defesa, é um acto de justiça e coragem, que mostra como afinal as mentalidades sempre mudam e que talvez um dia venha a ser possível a todas as vítimas da violência doméstica defender-se e ser defendidas sem recurso ao “quem com ferro mata com ferro morre”.