Nunca fui muito bom em contas mas...
Os casos oficiosos diminuiram 40% e as horas extraodinárias aumentaram 13% ...
Não sei mas parece que esta conta não está bem, pode ser impressão minha ... ou não!!!
24 março 2007
Dia do Estudante
Em 1921 os estudantes da Universidade de Coimbra estavam em luta por melhores instalações. Demonstrando um espírito de união e solidariedade sem precedentes, os estudantes ocuparam o Clube dos Lentes no dia 25 de Novembro desse ano, marcando o seu protesto. Esse dia passou a ser conhecido como a "Tomada da Bastilha" e os seus aniversários comemorados como Dia do Estudante. Foi assim até 1961.
.
Em 1962, ignorando a proibição que o Governo tinha decretado, realizaram-se vários encontros de dirigentes associativos que deram origem a um Secretariado Nacional de Estudantes Portugueses. Essa rebeldia foi paga pelos membros da direcção da Associação Académica, com a instauração de processos disciplinares e a correspondente suspensão. Os estudantes de Coimbra responderam com o luto académico e a greve às aulas.
Mesmo sem autorização do Ministério da Educação Nacional, as comemorações iniciaram-se a 24 de Março de 1962. O regime respondeu com a sua brutalidade habitual. A cantina foi encerrada e a Cidade Universitária invadida pela polícia de choque, ignorando a autonomia universitária. Estudantes foram espancados e presos, desencadeando uma reacção de repúdio que levou a que fosse decretado o luto académico e a greve às aulas.
A agitação continuou até ao fim desse ano lectivo, continuando a greve às aulas e repetindo-se confrontos entre estudantes e polícia em Lisboa, Porto e Coimbra.
Mesmo sem autorização do Ministério da Educação Nacional, as comemorações iniciaram-se a 24 de Março de 1962. O regime respondeu com a sua brutalidade habitual. A cantina foi encerrada e a Cidade Universitária invadida pela polícia de choque, ignorando a autonomia universitária. Estudantes foram espancados e presos, desencadeando uma reacção de repúdio que levou a que fosse decretado o luto académico e a greve às aulas.
A agitação continuou até ao fim desse ano lectivo, continuando a greve às aulas e repetindo-se confrontos entre estudantes e polícia em Lisboa, Porto e Coimbra.
.
De tudo isto ficou a memória e a data: 24 de Março, escolhida pela Assembleia da República quando em 1987 fixou o Dia do Estudante.
.
É bom poder assistir à manifestação livre das reivindicações dos estudantes, quer se concorde ou não com todas elas, num ambiente democrático de respeito pelos seus direitos, liberdades e garantias.
A todos os estudantes a nossa saudação e na esperança de que eles serão a mudança desta sociedade!
23 março 2007
Recordações...Dilemas de Sexta à noite
Sexta à noite ... sair ou ficar em casa? Cinema ou bar? Amigos ou sózinho? Dilemas de sexta à noite, parece que há uma obrigação de nos divertimos para vingar a semana de trabalho ...
Saudades dos tempos em que me deitava à ordem do Vitinho e a preocupação era me levantar Sábado, o mais cedo possível, para ver os desenhos animados. Bons tempos!Alguns dos melhores:
Saudades dos tempos em que me deitava à ordem do Vitinho e a preocupação era me levantar Sábado, o mais cedo possível, para ver os desenhos animados. Bons tempos!Alguns dos melhores:
22 março 2007
E porque hoje é o dia mundial da água...
Da água existente na Terra, apenas 2,5% é água doce. Dentro deste pequeno percentual, apenas 1% está actualmente disponível para uso humano.A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou. O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%. Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de água poluída (ONU, 1993).
O nosso futuro vai ser uma guerra aberta como reflexo do nosso presente, devido ao mau aproveitamento que fazemos da água existente no nosso planeta.
21 março 2007
Palavras
A poesia não é feita de bons ou maus sentimentos, de boas ou más ideias, de boas ou más intenções. A poesia é feita, isso sim, de palavras. A sua matéria-prima não são as notas musicais, nem o bronze, o ferro ou a pedra, nem as formas, a luz ou as cores. A poesia é, isso sim, uma arte da linguagem. Da linguagem verbal, bem entendido, diferente, mágica e provocadora de estranheza, mas linguagem.
.
Neste Dia Mundial da Poesia, talvez valha a pena recordar as palavras do Director Geral da UNESCO (2005):
.
“A poesia é um discurso capaz de restituir a todos a magia das palavras e abrir assim um espaço infinito de reflexão e diálogo sobre o mundo actual, as suas dimensões imaginárias e as suas possibilidades. A poesia é inestimável para nós porque, longe de fazer do conhecimento um fetiche, desvela a sua parte obscura, insuspeitada, inconclusa. Neste sentido, é um instrumento de imensa liberdade, que não hesita em questionar os códigos e poderes, o real e o representável.”
.
Celebremos pois, a esta luz, o Dia Mundial da Poesia.
20 março 2007
Conceitos Criativos VI
Este é o conceito de negócio da Design Barcode, uma pequena empresa japonesa de 4 pessoas!
Imagens e Palavras
19 março 2007
Construção Sustentável - IV
Em cada dia consumimos cerca de 200 litros, mas deste volume só alguns litros são destinados à preparação de refeições e bebidas. Para muitas finalidades não é necessário usar água de primeira qualidade (potável).
Além de prever um uso eficiente de água ou um sistema de aproveitamento de águas pluviais, também pode considerada a possibilidade de implementação de um sistema de reciclagem das águas cinzentas, que após o tratamento, podem ser utilizadas na rega dos espaços verdes, na lavagem de espaços exteriores, nas descargas das sanitas, etc. Ver exemplo em Ecoágua
Além de prever um uso eficiente de água ou um sistema de aproveitamento de águas pluviais, também pode considerada a possibilidade de implementação de um sistema de reciclagem das águas cinzentas, que após o tratamento, podem ser utilizadas na rega dos espaços verdes, na lavagem de espaços exteriores, nas descargas das sanitas, etc. Ver exemplo em Ecoágua
15 março 2007
Só para pensar!

E quando um olhar como este está no céu???
.
Ás vezes é bom procurar perpectivas diferentes, para tal aconselho a leitura deste artigo já algo antigo mas ainda cheio de validade e uma visita a este site:
.
"A um filho que perde o pai chamamos orfão. Mas que nome damos a um pai que perdeu o filho?" , há dores tão fortes que nem sequer as podemos adjectivar, pois nenhuma palavra quis ter a seu cargo a definição de algo tão, tão ...
.
.
A associação a "Nossa Âncora" é uma verdadeira lição de vida e faço este post como reconhecimento do seu trabalho. Houve alguém que tropeçou com uma das dores mais agonizantes e no desespero houve alguém que não se entregou, hove alguém que quis resistir e fazer algo.
A associação a "Nossa Âncora" é uma verdadeira lição de vida e faço este post como reconhecimento do seu trabalho. Houve alguém que tropeçou com uma das dores mais agonizantes e no desespero houve alguém que não se entregou, hove alguém que quis resistir e fazer algo.
.
.
"A sua filha foi a 279ª vítima do acidente número 3002 do Itinerário Principal Nº 5A", números...mas e os sonhos desta criança, as esperanças desta criança e o olhar desta criança que agora brinca no céu?Não reduzam as pessoas a números, não se contentem com males menores, dêem valor às pessoas e lutem para se superarem, pois o sucesso de uma vida não se mede pela quantidade de choros na despedida, mas pela quantidade de sorrisos em vida.Atrevem-se a ser mais, pois amanhã ... ninguém sabe do amanhã
.
"A sua filha foi a 279ª vítima do acidente número 3002 do Itinerário Principal Nº 5A", números...mas e os sonhos desta criança, as esperanças desta criança e o olhar desta criança que agora brinca no céu?Não reduzam as pessoas a números, não se contentem com males menores, dêem valor às pessoas e lutem para se superarem, pois o sucesso de uma vida não se mede pela quantidade de choros na despedida, mas pela quantidade de sorrisos em vida.Atrevem-se a ser mais, pois amanhã ... ninguém sabe do amanhã
.
.
.
"De entre as muitas coisas que encontrou escritas pela filha depois de morrer, houve uma frase que a ajudou a caminhar: O mundo sem mim seria pior."
"De entre as muitas coisas que encontrou escritas pela filha depois de morrer, houve uma frase que a ajudou a caminhar: O mundo sem mim seria pior."
14 março 2007
Atitudes verdes
Para vencer a guerra do meio ambiente, a guerra contra nós próprios, é necessário que todos se envolvam. As grandes marcas, podem ter um papel fundamental, pois elas não têm clientes têm fãs, que absorvem os valores das marcas como seus.
.
Um exemplo, a Honda prescindiu da publicidade institucional (Universal Music e da Gatorade) para ostentar no seu carro uma imagem do planeta Terra, para alertar para a necessidade de ter uma consciência ambiental.
.
Para além disso, e para envolver o público, a Honda defende que "o nosso carro é o seu carro", pelo que a imagem é constituida por nomes de pessoas, de tamanho quase microscópico. Cada um pode inscrever o seu nome em http://www.myearthdream.com/. Basta para tal fazer um donativo para uma organização ambiental e deixar um testemunho sobre o que se pode fazer para melhorar o ambiente.
.
Construção Sustentável - III
A Engenharia natural utiliza técnicas ainda pouco conhecidas e utilizadas em Portugal, ao contrário de outro países europeus.
Sao técnicas baseadas em critérios mecânicos, biológicos e ecológicos, que se caracterizam pela utilização conjunta de materiais de construção vivos e inertes.
Utilizados na estabilização e controlo de erosão em margens de linhas de água ou em taludes de redes viárias. Renaturalização, quando se pretende repor as condições naturais do local através da implementação de vegetação autóctone. Paisagísticos, quando se pretende enquadrar a intervenção com a zona circundante.
Sao técnicas baseadas em critérios mecânicos, biológicos e ecológicos, que se caracterizam pela utilização conjunta de materiais de construção vivos e inertes.
Utilizados na estabilização e controlo de erosão em margens de linhas de água ou em taludes de redes viárias. Renaturalização, quando se pretende repor as condições naturais do local através da implementação de vegetação autóctone. Paisagísticos, quando se pretende enquadrar a intervenção com a zona circundante.
São uma boa alternativa ás técnicas agressivas, que utilizam o betão, quer em termos ambientais e paisagísticos como económicos.
Mais informação em Apena
O efeito estabilizante da estrutura em madeira, uma vez apodrecida, será substituído pelo desenvolvimento do aparelho radicular das plantas. Ficam aqui alguns exemplos:


13 março 2007
Conceitos Criativos V
Recordações...
A RTP nem sempre foi um poço de virtudes, muito pelo contrário sendo ao longo da sua história bastante tendenciosa...
.
Mas naqueles tempos foi uma das minhas companhias. Houve programas que transbordam uma aura especial e ouvir certas músicas deperta um feitiço qualquer, uma magia e permitem-me voltar a lugares que as leis da fisica me vetam.
.
Realmente a televisão perdeu esse brilho...Nada do que é feito, mesmo as produções para as massas têm o poder de reunir familias da mesma forma, como Jogos sem Fronteiras,Festival da Canção, o Agora Escolha, Macgyver e até o Tarzan Taborda, ...
.
Os tempos mudam ... Penso que o pior é para as crianças pois ficaram a perder algo, já não lhes está acessivel este pequeno feudo de felicidade, a inocência.
Copiando a idéia daqui . Deixo dois pequenos videos para recordar, ou quem sabe sonhar ...
12 março 2007
Imagens e Palavras
História única!
"...Aproveitando a presidência da União Europeia, a Alemanha quer criar um Livro Europeu de História para os estudantes dos 27 estados-membros...Portugal esteve representado na reunião pelo secretário de Estado-adjunto e da Educação, Jorge Pedreira. Mas, segundo o porta-voz do ministério, este não tem posição sobre a matéria..." in DN
De facto, o que acontece é que caminhamos para o federalismo mas, em geral não nos sentimos europeus. Já existe uma política comum, uma bandeira, uma moeda e agora uma história única. Poderá ser uma ajuda para alcançar esse objectivo? Talvez!
De facto, o que acontece é que caminhamos para o federalismo mas, em geral não nos sentimos europeus. Já existe uma política comum, uma bandeira, uma moeda e agora uma história única. Poderá ser uma ajuda para alcançar esse objectivo? Talvez!
10 março 2007
Para que não restem dúvidas!
A discussão é geral, a duvida total. Há os que cortam, há os que dão a volta ao carrocel pela via de direita, há os aceleras que acham que a via de dentro é só pra ultrapassar.

Este tema já preencheu muitas conversas de café, não tantas como futebol, nem como o Santana Lopes mas algumas... Fica esclarecido o mistério.
Quando encontrei esta mensagem não resisti tive de a partilhar ... isto está para o meu mundo como o livro da Paula Bobone para as tias :)
Quando encontrei esta mensagem não resisti tive de a partilhar ... isto está para o meu mundo como o livro da Paula Bobone para as tias :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)









