19 novembro 2006

Boa semana!

Pois é, o fim de semana está a acabar... e nova semana de trabalho para começar!
Como não temos alternativa, temos que trabalhar para viver... tentemos fazê-lo da melhor maneira, nem sempre é uma tarefa fácil... mas inevitável!
Em vez de ser a terrivel segunda-feira, em faltam quatro fatídicos dias até sexta e se contam os minutos em contagem decrescente...porque não pensar: "Ainda tenho mais quatro dias que podem mudar toda a minha vida!"

17 novembro 2006

Investimento em energia nuclear é urgente em Portugal!

Trabalho do professor da UBI, Tessaleno Devezas, um dos investigadores versados na obra “Nuclear – O debate sobre o novo modelo energético em Portugal”.

A obra editada pelo Centro Atlântico é lançada hoje, na Livraria Bertrand do Picoas Plaza, em Lisboa. Sob o tema “O Século de transição para um mundo sem petróleo: A Voz dos Futuristas”.

Será este o caminho correcto ou irremediavelmente o necessário?

16 novembro 2006

Vida a todo o custo ou o mínimo de qualidade de vida?

Médicos questionam a viabilidade de manter nos cuidados intensivos bebés prematuros.
Os médicos e a sociedade britânica questionam-se sobre se é viável manter nos cuidados intensivos bebés prematuros de 22 semanas, ou menos, e se não estará a medicina a prolongar-lhes a vida, correndo o risco de ficarem com deficiências graves. A polémica surge após a divulgação o relatório da Niffield Council on Bio-ethics.
O relatório da Niffield Council on Bio-ethics apresenta novas conclusões: depois de dois anos de estudo, o grupo de especialistas independentes recomenda que até às 22 semanas, os prematuros não devam ser ressuscitados ou mesmo sujeitos aos cuidados intensivos. E às 23 semanas os pais devem ser consultados antes de se tentar prolongar a vida do bebé.

13 novembro 2006

Inquietude...

“Uma vida não questionada não merece ser vivida”.

Platão

09 novembro 2006

Nova campanha publicitária

"AIDS is still out there and it still kills."


Autor de blog em tribunal

O Tribunal da Covilhã começou quarta-feira a julgar uma queixa-crime por difamação, calúnia e injúria movida pelo presidente da Câmara local, Carlos Pinto, contra o alegado autor de um blog na Internet.
Segundo a agência Lusa, no banco dos réus vai estar um morador da vila da Boidobra, junto à cidade, indiciado pelo Ministério Público como autor do blog «Chicken Charles - o anti-herói» (http://covilhas.blogspot.com).
O site contém dezenas de artigos publicados entre Maio de 2004 e Fevereiro de 2006, apresentados como as confissões de uma personagem designada de «Chicken Charles», o galo «que é Dono do Galinheiro da Quinta da Covilhã» e que «controla todas as galinhas».
A queixa-crime considera que os artigos representam um elevado «grau de ofensa na honra, prestígio e confiança» do autarca.Carlos Pinto alega ter sido sujeito a situações de «vexação», sendo «motivo de todas as conversas, chacotas e cochichos», por causa do blog.
No processo, Carlos Pinto pede uma indemnização «não inferior» a vinte mil euros e justifica o valor pedido por causa dos artigos «difamatórios sobre a vida privada e política» exibidos no blog.O presidente da Câmara diz ser acusado da «utilização de dinheiros e obras públicas para fins particulares», nomeadamente nos artigos intitulados «O casamento da minha franguinha» e «Os meus Amores».
Para o autarca, «a sistematização dos textos» revela «um objectivo preciso» de humilhação do seu nome «e não apenas uma brincadeira». Por outro lado, a informação utilizada sugere, para o autarca, que foram utilizadas fontes locais.«Quem não se sente, não é filho de boa gente», acrescentou o presidente da câmara, ao justificar a acção judicial que moveu. O autarca diz que o conteúdo do blog lhe provocou problemas de saúde, mesmo ao nível físico.

O xadrez vs negócios

Garry Kasparov (campeão mundial de xadrez) veio a Portugal enfrentar, em simultâneo, 20 adversários que tinham um objectivo em comum: sobrevivência, porque perder era uma questão de tempo!! Entre eles, quatro gestores, dois economistas e um historiador, todos eles são parentórios: "Este jogo força as pessoas a tomar decisões e a ter um raciocinio analitico muito forte".
O campeão mundial deixou ensinamentos para vencer no tabuleiro, mas também nos negócios. O xadrez e a vida não se regem por regras matemáticas, para tal, deixa quatro recomendações:

1 - Fazer auto-análise
A prioridade número um é sermos honestos com nós mesmos, não há maior erreo do que deixar de analisas o nosso próprio jogo. Essa é a condição para um gestor perceber se é melhor do que o adversário e se pode ganhar!

2 - Seguir a intuição
Kasparov alerta para o perigo de os gestores basearem os seus passos só nos dados que recolhem, esquecemdo um elemento essencial para decidir: a criatividade humana. É a intuição que faz um visionário, senão não passariamos de microprocessadores.

3 - Desconfiar do sucesso
O sucesso presente é a maior ameaça do sucesso futuro. Conquistar a vitória não significa que não se cometam erros. Mas, muitas vezes, os empresários ficam acomodados ao sucesso e não evoluem. Apenas significa que o nosso adversário cometeu erros maiores do que os nossos.

4 - Identificar as falhas
Reconhecer que se está a ir na direcção errada é um sinal de liderança. Só os grandes lideres conseguem admiti-lo. Os gestores que conseguem corrigir os erros antes que seja tarde de mais, têm mais tempo para arranjar alternativas e reduzir as perdas.

06 novembro 2006

Estudo

Um estudo recente revela que os antigos alunos da UBI demonstram uma enorme insatisfação para com a instituição que os formou, atribuindo-lhe apenas 2,76, numa escala de 1 a 7!!!

E vocês?? O que acham?

05 novembro 2006

Toda a verdade...

Para os homens que acham que as mulheres da televisão, das revistas, etc...são lindas de morrer!!

Aqui está, vejam de onde surgem, pois elas na verdade não existem!!! :)


Pensamento da semana

O que nos leva a amar as novas pessoas que conhecemos é menos o cansaço que temos das velhas ou o prazer de mudar, do que o desgosto de não sermos bastante admirados pelos que nos conhecem demais e a esperança de sê-lo mais pelos que não nos conhecem tanto.

(La Rochefoucauld)

04 novembro 2006

Um olhar do céu!



Os membros desta bela comunidade, como é normal, têm andado muito ocupados. Muito trabalho, preocupações, coisas cuja resolução é essencial, mas não se limitem a isso.

Faço este post apelando a uma reflexão interior acerca da vida. Às vezes é bom procurar perpectivas diferentes, para tal aconselho a leitura deste artigo:
http://www.correiodamanha.pt/noticiaImprimir.asp?idCanal=19&id=140240

E quando um olhar como este está no céu???

"A um filho que perde o pai chamamos orfão. Mas que nome damos a um pai que perdeu o filho?" , há dores muitos fortes, para que nem sequer há palavras que a caracterizem."

A associação a "Nossa Âncora" é uma verdadeira lição de vida em que perante uma das dores mais agonizantes, houve alguém que no desespero se lembrou dos outros, se lembrou de ser produtivo, de lutar de tornar o mundo um pouco melhor.

"A sua filha foi a 279ª vítima do acidente número 3002 do Itinerário Principal Nº 5A", números...mas e os sonhos desta criança, as esperanças desta criança e o olhar desta criança que nos protege do céu?Não reduzam as pessoas a números, não se contentem com males menores, dêem valor às pessoas e lutem para se superarem, pois o sucesso de uma vida não se mede pela quantidade de choros na despedida, mas pela quantidade de sorrisos na vida.

"De entre as muitas coisas que encontrou escritas pela filha depois de morrer, houve uma frase que a ajudou a caminhar: O mundo sem mim seria pior." Colegas tenho a certeza que o mundo sem vós seria bastante pior, não deixem que isso mude, abraçem a diferença, atrevem-se a ser mais. Fica a nota não se esqueçam dos amigos, quando puderem estiverem para aí virados participem, pois é bom ouvir-vos falar.

Não se pode viver sem trabalhar, mas viver para trabalhar também não é vida ... lembrem-se que a beleza não surge do diluvio, nem sobre o Sol tórrido. A verdadeira beleza surge no meio termo, no arco-iris :) e não será a amizade e o amor os arco-iris desta vida???

Great Houdini

03 novembro 2006

Filmes made in UBI...

Ao que parece teremos, em breve, filmes com grande qualidade com certeza, pois por cá só se fazem coisas de qualidade :)

A Universidade da Beira Interior e o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia assinaram um protocolo onde o ICAM se compromete a apoiar financeiramente, no mínimo, dois filmes realizados por alunos finalistas da licenciatura em Cinema da UBI. Este apoio passa por ajudas financeiras para a promoção, edição e legendagem dos filmes, que podem ser apresentados em película ou vídeo.

Mas por cá já se vai fazendo qualquer coisa!
Vejam:
http://www.utensiliosdoamor.web.pt/ ; http://www.rupofobia.web.pt/ ; http://www.cybercentro-covilha.pt/karma



Extramuros

Extramuros 2006 é a exposição de escultura contemporânea que vai estar até ao final do mês de Novembro no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior.

Esta exposição internacional foi inaugurada dia 31 de Outubro e integra o projecto de cooperação transnacional “Escultura e Paisagem no Arco Atlântico”, envolvendo Portugal, Espanha e Inglaterra.

02 novembro 2006

01 novembro 2006

As novas maravilhas do mundo!

Já participaram na votação para as novas 7 novas maravilhas do mundo?
Então podem fazê-lo em: www.new7wonders.com
Querem fazer as vossas apostas? Boa sorte.

31 outubro 2006

Curiosidades...


O poder do YouTube!!

A Google vai pagar um preço milionário pela compra do YouTube, cerca de 1.3 mil milhões de euros. A empresa, que sempre optou por preencher as lacunas de produtos através de pequenas aquisições, gastou tanto nesta compra como o que gastou para comprar todas as outras juntas.

Crê-se que a distribuição de videos é a fase seguinte no desenvolvimento da Internet e que a YouTube á claramente a vencedora na construção de comunidade em torno do video.

A YouTube foi fundada numa garagem de Menlo Park há apenas 20 meses!!!

30 outubro 2006

Criatividade



As marcas apostam cada vez mais na comunicação e encontram formas curiosas para chegar aos consumidores!


A campanha, criada pela Lowe, vai incluir material impresso e um game online, que desafia as pessoas a encontrarem uma forma de desarmar a armadilha para beberem Stella Artois, um liquido precioso, com certeza. :)

18 outubro 2006

Este também é o país em que vivemos...

"Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.
Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores. Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus.
Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados. E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.
Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais. E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).
Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.
Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.
Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis. E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).
É este o País em que também vivemos. É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc."
Excerto do artigo escrito por Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso In Revista Exportar"

13 outubro 2006

Cuidado com o choque...tecnológico!!!!

Como todos têm visto, foi apresentado, com grande pompa e circunstância, o programa MIT, instituto tecnológico mais prestigiado dos Estados Unidos.

Mas aquilo que não foi dito é que o programa não atraiu apoios financeiros privados, em Portugal. O dinheiro dos contribuintes será a principal alavanca do novo modelo económico nacional baseado em conhecimento e inovação já que as empresas portuguesas, mesmo as mais inovadoras, mostram pouca vontade em liderar financeiramente o processo e os riscos inerentes em investir nessas áreas, como ontem provou um ‘ranking’ da Comissão Europeia sobre investimentos em I&D no sector privado.
Dois outros protocolos com universidades dos EUA, Carnegie Mellon e Austin no Texas, que serão anunciados em breve. O Governo avançará com uma linha de 140 milhões de euros para os próximos cinco anos financiada "maioritariamente" pelo OE mas não há referência a participações monetárias por parte das empresas.

O programa inclui sete universidades (Lisboa, Porto, Coimbra e Minho) e 26 institutos e centros de investigação nacionais. Pergunto: Onde está a UBI? Como sempre á margem destas negociações (que são feitas com o dinheiro de todos). Porquê? Por falta de vontade dos seus órgãos dirigentes, por falta de qualidade da instituição, ou por força de lobbies?
Dri do Xxxico