03 novembro 2006

Filmes made in UBI...

Ao que parece teremos, em breve, filmes com grande qualidade com certeza, pois por cá só se fazem coisas de qualidade :)

A Universidade da Beira Interior e o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia assinaram um protocolo onde o ICAM se compromete a apoiar financeiramente, no mínimo, dois filmes realizados por alunos finalistas da licenciatura em Cinema da UBI. Este apoio passa por ajudas financeiras para a promoção, edição e legendagem dos filmes, que podem ser apresentados em película ou vídeo.

Mas por cá já se vai fazendo qualquer coisa!
Vejam:
http://www.utensiliosdoamor.web.pt/ ; http://www.rupofobia.web.pt/ ; http://www.cybercentro-covilha.pt/karma



Extramuros

Extramuros 2006 é a exposição de escultura contemporânea que vai estar até ao final do mês de Novembro no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior.

Esta exposição internacional foi inaugurada dia 31 de Outubro e integra o projecto de cooperação transnacional “Escultura e Paisagem no Arco Atlântico”, envolvendo Portugal, Espanha e Inglaterra.

02 novembro 2006

01 novembro 2006

As novas maravilhas do mundo!

Já participaram na votação para as novas 7 novas maravilhas do mundo?
Então podem fazê-lo em: www.new7wonders.com
Querem fazer as vossas apostas? Boa sorte.

31 outubro 2006

Curiosidades...


O poder do YouTube!!

A Google vai pagar um preço milionário pela compra do YouTube, cerca de 1.3 mil milhões de euros. A empresa, que sempre optou por preencher as lacunas de produtos através de pequenas aquisições, gastou tanto nesta compra como o que gastou para comprar todas as outras juntas.

Crê-se que a distribuição de videos é a fase seguinte no desenvolvimento da Internet e que a YouTube á claramente a vencedora na construção de comunidade em torno do video.

A YouTube foi fundada numa garagem de Menlo Park há apenas 20 meses!!!

30 outubro 2006

Criatividade



As marcas apostam cada vez mais na comunicação e encontram formas curiosas para chegar aos consumidores!


A campanha, criada pela Lowe, vai incluir material impresso e um game online, que desafia as pessoas a encontrarem uma forma de desarmar a armadilha para beberem Stella Artois, um liquido precioso, com certeza. :)

18 outubro 2006

Este também é o país em que vivemos...

"Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.
Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores. Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus.
Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados. E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.
Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais. E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).
Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.
Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.
Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis. E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).
É este o País em que também vivemos. É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc."
Excerto do artigo escrito por Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso In Revista Exportar"

13 outubro 2006

Cuidado com o choque...tecnológico!!!!

Como todos têm visto, foi apresentado, com grande pompa e circunstância, o programa MIT, instituto tecnológico mais prestigiado dos Estados Unidos.

Mas aquilo que não foi dito é que o programa não atraiu apoios financeiros privados, em Portugal. O dinheiro dos contribuintes será a principal alavanca do novo modelo económico nacional baseado em conhecimento e inovação já que as empresas portuguesas, mesmo as mais inovadoras, mostram pouca vontade em liderar financeiramente o processo e os riscos inerentes em investir nessas áreas, como ontem provou um ‘ranking’ da Comissão Europeia sobre investimentos em I&D no sector privado.
Dois outros protocolos com universidades dos EUA, Carnegie Mellon e Austin no Texas, que serão anunciados em breve. O Governo avançará com uma linha de 140 milhões de euros para os próximos cinco anos financiada "maioritariamente" pelo OE mas não há referência a participações monetárias por parte das empresas.

O programa inclui sete universidades (Lisboa, Porto, Coimbra e Minho) e 26 institutos e centros de investigação nacionais. Pergunto: Onde está a UBI? Como sempre á margem destas negociações (que são feitas com o dinheiro de todos). Porquê? Por falta de vontade dos seus órgãos dirigentes, por falta de qualidade da instituição, ou por força de lobbies?
Dri do Xxxico