28 fevereiro 2007

Foto do dia


Construção Sustentável - II

No seguimento do post anterior, para interessados ou simplesmente curiosos, deixo um link , onde podem ser consultados pormenores construtivos e respectivos materiais de construção que podem e devem ser utilizados de forma a minimizar os gastos energéticos, empresas que comercializam materiais e equipamentos que contribuem para a redução de consumos de energia, entre outras utilidades . Projecto ECOCASA.
"As soluções construtivas e materiais utilizados em cada caso são responsáveis pela eficiência energética dos edifícios. Se bem executadas e com os materiais mais indicados, vão conduzir a uma minimização ou anulação dos gastos energéticos com sistemas de climatização."

Inovação - II

Obstáculos à inovação

O relatório sobre competitividade do Fórum Económico Mundial aponta algumas razões para o fraco desempenho de Portugal:

. Falta de sofisticação dos negócios
. Fracos processos produtivos
. Deficientes estratégias de marketing
. Receio de delegar competências

Não basta às empresas reformularem os seus produtos ou serviços, é necessário definir e renovar estratégias, perder a obsessão do controlo, reduzir hierarquias e dar mais autonomia aos colaboradores. Muitos factores de resistência à mudança, existem no interior das próprias empresas: baixa qualificação da maioria dos empresários, centralismo decisório e medo de correrem riscos, entre outros.

Mudamos de uma sociedade industrial para uma sociedade de conhecimento - “ o negócio hoje não é dinheiro, mas informação”
in DIRIGIR

27 fevereiro 2007

Dj Houdini

Pubs no comment


Imagens e Palavras


"Voar é a arte de nos atirarmos para o chão e falhar ..."

26 fevereiro 2007

Foto do dia


Há muito a reflectir!

"O mercado está cheio de jovens com licenciaturas e que só a muito custo encontram um posto de trabalho. As empresas, grandes e pequenas, multinacionais e nacionais, oferecem-lhes estágios não remunerados ou remunerados a preços inferiores aos dos trabalhadores domésticos não qualificados, sem horário nem garantia de futura contratação... E, de estágio em estágio, não é invulgar nos dias que correm ser-se "jovem" e financeiramente dependente até aos trinta e tal anos, deixando os pais numa posição dificílima face às suas melhores e mais fundadas expectativas." Aqui

E o óscar vai para...

Aqui há talento!!
Pelo menos no mundo da representação...

Há 140 anos era assim...e agora??

“ORDINARIAMENTE todos os ministros são inteligentes, escrevem bem, discursam com cortesia e pura dicção, vão a faustosas inaugurações e são excelentes convivas. Porém, são nulos a resolver crises. Não têm a austeridade, nem a concepção, nem o instinto político, nem a experiência que faz o ESTADISTA. É assim que há muito tempo em Portugal são regidos os destinos políticos. Política de acaso, política de compadrio, política de expediente. País governado ao acaso, governado por vaidades e por interesses, por especulação e corrupção, por privilégio e influência de camarilha, será possível conservar a sua independência?”

(Eça de Queiroz, 1867 em "O distrito de Évora") in 4R

24 fevereiro 2007

Homenagem ao Zeca de todos nós

Nasceu José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasce a 2 de Agosto de 1929 e morreu Zeca Afonso a 23 de Fevereiro de 1987.
Por vezes um ser humano é lhe dado um dom, uma força capaz de tocar no mais profundo da alma e quando isso acontece essas pessoas nunca morrem, porque a sua obra a recordação de um ser maior ecoará para sempre na história de um povo.

Fica a homenagem ao homem que cantou o que todos calavam.


22 fevereiro 2007

18 fevereiro 2007

"Diamonds are the girls best friend" ... ou não!



"Blood Diamond", um filme que pode ser muito interessante, pricipalmente ver quais são os limites do ser humano e que como cada um tenta concretizar os seus objectivos. Não pretendo fazer uma critica de cinema, deixo isso para quem sabe, mas neste filme houve um ou dois promenores que me despertaram atenção.

Primeiro, a sugerida a gestão dos stocks dos diamantes, para controlar a oferta e potencializar ganhos, como acontece com o petróleo. O estranho é que toda a genta sabe e toda a gente cala.
Outro ponto é como é que uma pedra atinge tal valor monetário? Sim porque um diamante é uma pedra, numa situação de sobrevivência uma banana é mais valiosa do que diamantes.
a
Terceiro, não sei qual poderá ser o efeito do filme no mercado de diamantes, mas penso que será reduzido, como tem sido o efeito dos filmes sobre o racismo, violência, ... Mas já repararam que cada vez estão mais na moda os filmes de causas??? Estes filmes normalmente eram alternativos, mas actualmente a academia rendeu-se a estes filmes bem como os grandes estúdios. Vejam os nomeados a melhor filme do ano transacto. Parece-me que descobriram um filão, as causas, e que a causa que realmente defendem é a causa própria? Uma vez um professor de Ética, é sempre bom ouvir realidades distintas, disse-me:
a
"para as grandes firmas, ainda bem que há pobrezinhos" ...

Conceitos Criativos III




17 fevereiro 2007

Afinal em que ficamos?

30-01-2007 8:14:52

Carmona demite-se se Fontão for constituído arguido. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carmona Rodrigues, admitiu ontem demitir-se se o seu vice, o vereador Fontão de Carvalho, for constituído arguido.

16-02-2007 13:56

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou que a direcção nacional do PSD apoiou "inteiramente" a decisão do vice-presidente de se manter em funções, apesar de ter sido acusado pelo Ministério Público de peculato pelo pagamento de prémios de produtividade a administradores da EPUL e andar há meses a esconder da opinião pública e do próprio partido que o elegeu o facto de ter sido constituído arguido nesse processo.
"Se todos os autarcas que são arguidos tivessem de suspender o mandato, de certeza que o país não estava a funcionar neste momento", referiu.
...
...
Fontão de Carvalho suspende mandato por três meses.
...
Assiste-se a esta vergonha e alguém viu ou ouviu Marques Mendes??

A experimentar

Descobrir o DNA Visual. Um teste de personalidade através da escolha de imagens, imagini friends.

16 fevereiro 2007

Imagens e Palavras - Teoria da conspiração


De nós falem bem ou falem mal, desde que não se enganem a escrever o nome !

teoria aqui

Curiosidades...

O poder do Google ou simplesmente teoria da conspiração??

Novamente Manuel Pinho!

O Ministro da Economia continua a surpreender! Anunciou hoje que as tarifas de electricidade podem baixar este ano.
Ninguém pensaria ouvir isto, depois da polémica há uns meses atrás!
As decisões são tomadas conforme as conveniências do momento ou interessa ao governo manter uma personagem de entretenimento, para distrair o povo e navegar à vontade?

15 fevereiro 2007

Imagens e Palavras


"A riqueza pode servir ou governar o seu possuidor ... "
Horácio

Ainda ... São Valentim !!!

Só pela beleza ... só porque é bom amar!!!


É o sobe e desce!!

Acabo de ouvir a seguinte noticia: a taxa de desemprego atingiu o valor mais alto dos últimos nove anos!
Curioso quando se apregou-a tanto o final da crise, a diminuição desta mesma taxa e os sinais de recuperação económica...
Será que está relacionado com alguma época de finalização de cursos de formação profissional para desempregados??? (Assunto já aqui referido anteriormente.)

14 fevereiro 2007

Foto do dia


Dia dos lamexas :)

Hoje é dia de lamexas, é estranho alguém marcou um dia em que temos que estar com predisposição para amar. Para não falar do negócio que cobre as asas do cupido ... Mas que se lixe, e porque não, tirar um dia para dar um mimo à nossa cara metade??? O que custa um mimo, não sejam carrancudos...
a

Ofereçam uma flor e vão ver como o sorriso de quem a recebe vos impermeabiliza das tristezas do mundo.


Deixo para mim uma das mais belas definições, da mais poderosa das magias, o amor:

"o amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (I coríntios 13: 4-7) Apóstolo Paulo.


Um site útil para indecisos :) Teste Compatilibilidade

11 fevereiro 2007

Foto do dia


Construção sustentável – I

“Portugal é o país da Europa em que mais se morre de frio”, notícia publicada no Journal of Epidemiology and Community Health.

Estamos num país de temperaturas amenas, seria suposto as casas serem confortáveis (quase) sem a utilização de meios artificiais, nem consumo de energias convencionais e poluidoras. A realidade no nosso país é que as casas se comportam muito mal face ao clima e isto deve-se ao facto da qualidade da nossa construção deixar muito a desejar.

Os edifícios são responsáveis em Portugal por cerca de 22 % do consumo energético e de 58 % do consumo eléctrico.

Existem estratégias de concepção e construção dos edifícios através das quais podemos melhorar o comportamento e a eficiência energética dos mesmos.As estratégias que têm em atenção as condições climáticas do local e da sua interacção com o clima, proporcionando a adequação do edifício ao clima, estratégias bioclimáticas. São no fundo regras gerais que se destinam a orientar a concepção do edifício tirando partido das condições climáticas de cada local.

É necessário promover a consciencialização e informação de consumidores, promotores e construtores para esta problemática. Existem já empresas pioneiras nesta matéria, que desenvolvem a construção sustentável, a arquitectura bioclimática e a utilização de energias renováveis.

Inovação - I

Todos os dias somos bombardeados com este conceito, como se o futuro dependa dela, como receita para todos os males! Talvez, mas…
Como se pretende mudar um país sem mudar mentalidades?

O ranking europeu de inovação (European Innovation Scoreboard 2005) coloca Portugal no 18º lugar do conjunto dos 25 da EU. Este mesmo estudo indica que o motivo da fraca posição ocupada por Portugal se deve a uma performance muito abaixo da média nos indicadores de aprendizagem e educação.

Para chegar à inovação é necessário que se promova a criatividade. Urge a mudança do modelo de ensino passivo, baseado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências. O sistema de ensino deve ser adaptado de forma a promover a criatividade e a inovação.
Será que estamos preparados para esta mudança?

09 fevereiro 2007

Então não é que afinal de contas, alguém espreita a Tertulia

Na nossa curtinha vida, mas já passamos as 10 semanas, do nosso blog, acabamos de ter o ponto alto na semana passada. Não é que fomos "citados" no famoso blog o Jumento ???


Eis a prova:



Ps: sem esquecer o puxão de orelhas do Purgatóro que já foi resolvido

Imagens e Palavras


Já que estamos numa de Romeu e Julieta, não é original das declarações de hoje mas penso mais adequada à foto:


There's no trust,No faith, no honesty in men.

Romeo and Juliet, 3. 2

08 fevereiro 2007

Conceitos Criativos I

O mundo da publicidade está cheio de ruido, por vezes para se fazer notar é preciso gritar, apostar na diferença. Esta rubrica consiste nisso em divulgar exemplos de conceitos criativos, simples barato e dá milhões.



Foto do dia


Apanhados!

Alguns belos exemplares, quase tão bons como os da arca dos tesourinhos dos Gato Fedorento!

07 fevereiro 2007

Se tivesse 50 mil milhões de dólares...

O que fazer em relação aos problemas fundamentais com que a humanidade se defronta? Alterações climáticas, os problemas de saúde, educação, fome e má nutrição, conflitos civis, entre outros.
...
Bjørn Lomborg, autor do livro The Skeptical Environmentalist teve a iniciativa de lançar o projecto “Copenhagen Consensus” que visa introduzir o conceito de prioritização para que as decisões tomadas sejam realmente eficazes na resolução dos problemas. O projecto reuniu em Maio de 2004, na Dinamarca, oito economistas, três deles prémio Nobel, que responderam à pergunta: «Se tivesse 50 mil milhões de dólares para gastar nos próximos 4 anos, que projectos iria escolher para melhorar o mundo?»
...
Imprevisivel, à partida, o resultado obtido. As alterações climáticas aparecem no final da lista e no topo o combate ao HIV/SIDA, seguido do combate à má nutrição.

Marketing e Ética


Tenho grande interesse pela área de Marketing e em breve prometo uma rubrica sobre essa temática. Sendo o espirito deste ponto de encontro, a saudável troca de idéias, sentimentos e outras veleidades humanas, deixo para comentarem ou apenas para meditarem, quais devem ser os limites do Marketing.


Por exemplo, num acidente no Metro de S. Paulo, quando as equipes de salvamento efectuavam o seu serviço a Red Bull, contractou duas promotoras para distribuir Red Bull às equipes. Segundo a comunicação da Red Bull não houve "divulgação nem promoção do produto" no local do desastre. Segundo a empresa, as funcionárias são orientadas a abordar pessoas "em situação de cansaço físico e mental, como médicos e bombeiros". Mas não distribuiam comida ou água, apenas Red Bull...



Imagens e Palavras - Factor C ou €


"Talento limitado mas com encantos suficientes para alcançar grandes cargos..."

03 fevereiro 2007

01 fevereiro 2007

Manuel Pinho anda bastante confuso!!

Há pessoas que quando abrem a boca ou entra mosca ou sai asneira!
O ministro Manuel Pinho convidou os chineses, ainda por cima os chineses, a explorarem mão-de-obra portuguesa... como é possivel!